Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C

PJ recupera réplica de peça do Mosteiro de Alcobaça e ex diretor é constituído arguido

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A réplica da escultura “roda da vida” do túmulo de D. Pedro do Mosteiro de Alcobaça, desaparecida desde 2005, foi recuperada pela Polícia Judiciária (PJ), e o seu detentor (o ex-Diretor Rui Rasquilho) foi constituído arguido pelo crime de peculato, divulgou a PJ.

A réplica em gesso da ‘roda da vida’, que se encontra na cabeceira do túmulo de D. Pedro I, “foi subtraída entre 2004 e 2005”. “Não terá sido furtada mas sim, desencaminhada”, disse Gil Carvalho, coordenador da Polícia Judiciária de Leiria, à agência Lusa.

Com cerca um metro de diâmetro, a peça é da autoria do escultor António Augusto da Costa Mota e terá sido mandada fazer por Vieira Natividade para a estudar. Fazia parte da coleção de Vieira Natividade, cujo espólio foi doado no início da década de 90, do século passado, ao extinto Instituto Português do Património Cultural.

“A obra estava guardada na casa Museu e, em 2005, quando foi constatado o seu desaparecimento, foi iniciada uma investigação”, tutelada pelo DIAP – Departamento de Investigação e Ação Penal das Caldas da Rainha, “que contou com a colaboração da atual direção do Mosteiro e em que foram ouvidas diversas testemunhas”, explicou Gil de Carvalho.

O Mosteiro é atualmente dirigido por Ana Pagará, mas, à data do desaparecimento da peça, tinha como diretor o historiador Rui Rasquilho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno