Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C

Câmara da Nazaré aceita 4 competências do Estado

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou por maioria, as propostas da câmara da Nazaré sobre a transferência de competências para 2019.

No domínio das praias marítimas, fluviais e dos lacustres os dossiês referentes aos concursos públicos e concessões passam, em 2019, para a responsabilidade da autarquia, de acordo com a proposta aprovada.

A sessão da Assembleia debruçou-se sobre os pontos que o executivo camarário já tinha analisado e votado no passado dia 14, dia em que estiveram em discussão nove diplomas no âmbito do processo de transferência de competências da administração central para as autarquias, o executivo aprovou também por unanimidade aceitar o domínio do apoio aos bombeiros voluntários.

“Esta competência virá acompanhada do respetivo envelope financeiro”, sublinhou o presidente da autarquia, Walter Chicharro, defendendo a aceitação da competência que, na região do Oeste, poderá ser transferida para a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), se for esse o entendimento unânime dos 12 municípios que a integram.

O estacionamento foi a terceira competência que a câmara da Nazaré se dispôs a aceitar, lembrando o presidente que, na prática, “os serviços já o fazem através da Nazaré Qualifica, com a função fiscalizadora dos parquímetros, no centro urbano da Nazaré”.

A diferença assentará no facto de, com o diploma agora aprovado, “haver um alargamento da atividade fiscalizadora ao estacionamento existente em toda a área urbana”, explicou.

Apesar da unanimidade na votação, o PSD, com dois vereadores no executivo de maioria socialista, apresentou uma declaração de voto manifestando concordância “com a transferência das competências para a autarquia, mas discordando que a execução seja feita através da empresa municipal Nazaré Qualifica”, disse à agência Lusa o vereador António Trindade.

Em relação aos outros diplomas discutidos, a câmara deliberou não aceitar as competências relativas à exploração de jogos de fortuna e azar, vias de comunicação, justiça, e estruturas de atendimento ao cidadão.

O autarca considerou haver necessidade de “mais esclarecimentos” no que toca às vias de comunicação, nomeadamente em relação a questões como “a conservação das estradas urbanas”.

No que respeita à habitação social, a câmara da Nazaré alegou não ter “meios para fazer essa coordenação geral” e, no que toca à gestão do património, falou da apetência da Câmara nesta área, estando já em curso “um plano de utilização para esses imóveis sinalizados”, atualmente em curso.

As autarquias e entidades intermunicipais podem ainda rejeitar a transferência de competências para 2020, devendo comunicar a decisão à Direção-Geral da Administração Local (DGAL) até 30 de junho de 2019.

A lei-quadro prevê que o processo de transferência de competência seja gradual até 2021, ano em que entra em vigor a descentralização.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn