Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Roubo de escultura no Mosteiro de Alcobaça ‘escondido’ 20 anos

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Há 20 anos que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) tinha conhecimento do desaparecimento de uma obra de arte do Mosteiro de Alcobaça e nada fez.

O alegado desaparecimento está a ser investigado pelo Ministério Público das Caldas da Rainha que abriu um inquérito após uma denúncia anónima.

Em causa está uma peça de escultura–réplica da roda da vida apresentada no túmulo do rei D. Pedro I – pertencente à coleção da Casa- -Museu Vieira Natividade – e que legalmente se encontrava à guarda do Mosteiro de Alcobaça.

“A atual DGPC tem conhecimento do alegado desaparecimento, há cerca de duas décadas, em circunstâncias desconhecidas, de uma peça de escultura pertencente ao referido espólio”, disse ao CM, sem explicar o que foi feito até agora sobre o assunto pela atual direção e pelas anteriores.

O CM sabe que após notificação do MP sobre a investigação, no Mosteiro de Alcobaça estão a ser procurados documentos, nomeadamente inventários sucessivos, se é que existem, da coleção em causa.

Na denúncia feita ao MP é referido que a obra terá desaparecido entre julho de 2014 e janeiro deste ano, e não há 20 anos. Também estarão desaparecidas tapeçarias e moedas romanas.

Fonte:CM

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno