Q

Previsão do tempo

6° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
6° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
4° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C

Parque Verde de Alcobaça abre na Primavera

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Parque Verde de Alcobaça, um investimento total de 2,240.000 euros, com comparticipação comunitária de 85% e o restante suportado pelo Município (336.000 euros), deverá abrir no início da Primavera.

“A obra está quase concluída e pronta a abrir ao público. Falta terminar o acesso do Centro Escolar ao Parque, e esperar que a relva ganhe gramado”, assim como fechar o Concurso de Concessão de um Bar e o dos aspetos ligados à segurança do recinto, informou Paulo Inácio.

O Presidente da Câmara prefere não se comprometer com uma data, mas adianta que “faz mais sentido abrir o recinto no princípio da Primavera do que no Inverno. Penso que o mais importante é usufruir do espaço na próxima estação”.

Com cerca de 60 mil m2, o Parque é composto por três eixos de fruição, estando o Percurso Central definido entre o rio Alcoa e o muro da Levada, onde a circulação automóvel apenas é autorizada aos veículos de manutenção e de emergência.

Os Caminhos do Alcoa, pelas margens do rio, com aproximação à água e contacto com a galeria ripícola; a via Pedonal e a ciclovia; os Caminhos da Levada, entre a Levada e a VCI, completam os circuitos que permitirão uma visão mais abrangente do Sistema Hidráulico Cisterciense.

Ao longo do Parque Verde, existem zonas arborizadas e duas clareiras principais, que poderão ser utilizadas livremente para atividades de desporto espontâneo e de lazer.

A zona de restauração surgirá em torno do edifício que alberga a cafetaria, que terá uma capacidade máxima de 50 pessoas. O edifício localizar-se-á num espaço sobrelevado, que permitirá uma vista panorâmica sobre o rio, a clareira e a zona arborizada adjacente.

Para dar resposta à população infantojuvenil, criou-se um parque infantil e um sistema integrado de jogos de água, que estabelece a ligação deste espaço com o sistema hidráulico.

Ainda que o espaço relvado existente na generalidade do parque permita a atividade desportiva informal, foram criados três espaços definidos para a prática desportiva: dois campos de jogos polivalentes e um skatepark.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara Municipal prepara novos perímetros de rega no concelho

Um ano após a inauguração da requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes regressou, no passado dia 28 de novembro, à Associação dos Beneficiários da Cela, para abrir as XIII...

rega