Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
23° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Estudo sobre Qualidade da Governação Local coloca Alcobaça em 2º no ranking nacional

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça consta no 2º lugar no ranking nacional na dimensão da “Eficácia Governamental”, um dos parâmetros analisados no estudo “Qualidade da Governação Local”, produzido pela Fundação Manuel Francisco dos Santos.

O estudo analisa e classifica a performance dos municípios portugueses a nível de indicadores como a transparência nas contas públicas, a qualidade do serviço de águas residuais, os métodos contratuais, o acesso ao mercado, a participação eleitoral, impostos locais, pluralismo das decisões, execução orçamental, entre muitos outros. O trabalho desenvolve um cruzamento sistematizado de todos estes indicadores procurando igualmente identificar os principais obstáculos à boa governação local os quais os municípios enfrentam.

A dimensão da eficácia governamental é determinada por “fatores institucionais, fatores físicos e demográficos (…) A capacitação institucional é medida pelo respeito pelo Estado de Direito e prevenção de corrupção e também pela autonomia financeira da autarquia. Por sua vez, os fatores físicos e geográficos são medidos através da dispersão de pólos populacionais (número de cidades) e pelo grau de urbanização (densidade populacional) dos municípios”, pode ler-se no estudo recentemente publicado aqui.

“Toda a ação desenvolvida pela Câmara Municipal tem sido feita na perspetiva de reforçar a qualidade de vida dos munícipes e de ser um agente de desenvolvimento económico do concelho, o que consequentemente, reforça a sua atratividade. Sendo certo que não há municípios perfeitos, estando estes sujeitos a cometer falhas as quais os cidadãos têm o dever de reportar, o facto de Alcobaça surgir em segundo lugar é, sem dúvida, um motivo de orgulho e de responsabilidade”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno