Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
8° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Estudo sobre Qualidade da Governação Local coloca Alcobaça em 2º no ranking nacional

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça consta no 2º lugar no ranking nacional na dimensão da “Eficácia Governamental”, um dos parâmetros analisados no estudo “Qualidade da Governação Local”, produzido pela Fundação Manuel Francisco dos Santos.

O estudo analisa e classifica a performance dos municípios portugueses a nível de indicadores como a transparência nas contas públicas, a qualidade do serviço de águas residuais, os métodos contratuais, o acesso ao mercado, a participação eleitoral, impostos locais, pluralismo das decisões, execução orçamental, entre muitos outros. O trabalho desenvolve um cruzamento sistematizado de todos estes indicadores procurando igualmente identificar os principais obstáculos à boa governação local os quais os municípios enfrentam.

A dimensão da eficácia governamental é determinada por “fatores institucionais, fatores físicos e demográficos (…) A capacitação institucional é medida pelo respeito pelo Estado de Direito e prevenção de corrupção e também pela autonomia financeira da autarquia. Por sua vez, os fatores físicos e geográficos são medidos através da dispersão de pólos populacionais (número de cidades) e pelo grau de urbanização (densidade populacional) dos municípios”, pode ler-se no estudo recentemente publicado aqui.

“Toda a ação desenvolvida pela Câmara Municipal tem sido feita na perspetiva de reforçar a qualidade de vida dos munícipes e de ser um agente de desenvolvimento económico do concelho, o que consequentemente, reforça a sua atratividade. Sendo certo que não há municípios perfeitos, estando estes sujeitos a cometer falhas as quais os cidadãos têm o dever de reportar, o facto de Alcobaça surgir em segundo lugar é, sem dúvida, um motivo de orgulho e de responsabilidade”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias