Na passada sexta-feira, no decorrer do encontro Maçã de Alcobaça IGP – Sabor, Qualidade e Inovação, no Mosteiro de Alcobaça, que contou com a presença de especialistas do setor e onde se debateu a importância desta fruta no setor hortofrutícola nacional, o Lidl foi distinguido com os prémios “Melhor Comprador”, “Individualidade” e reconhecido pela sua parceria de 10 anos com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA).
O Lidl Portugal foi a cadeia de distribuição que apresentou maiores valores de compra e venda de Maçã de Alcobaça (Indicação Geográfica Protegida) no decorrer da última campanha de comercialização 2017/2018. No total foram vendidas quase 5 mil toneladas desta maçã, equivalente a 40 milhões de maçãs, nas mais de 250 lojas da cadeia, representando um crescimento de 40% face à campanha anterior.
Estes resultados, que reforçam a aposta do Lidl nas frutas e legumes nacionais, e na Portugalidade do sortido, levaram a que a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) tenha distinguido a cadeia com o prémio de “Maior Comprador”, durante o Encontro Maçã de Alcobaça IGP – Qualidade, Inovação e Sabor. O Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, Jorge Silva, foi igualmente reconhecido com o prémio “Individualidade”, pelo seu contributo para o sucesso da fileira nos últimos 10 anos, bem como para o setor hortofrutícola nacional. O responsável adianta que “Esta distinção vem, uma vez mais, reconhecer o trabalho e a aposta que o Lidl tem desenvolvido junto dos fornecedores portugueses, garantindo a qualidade e frescura e assumindo um papel preponderante no estímulo à produção nacional”.
Cultivando um espírito de parceria e inovação com os seus parceiros comerciais, onde se destacam as linhas de produtos específicas, como a da Maçã de Alcobaça em formato mini, o Lidl Portugal anunciou durante o evento que irá iniciar também a exportação da Maçã de Alcobaça, sendo Espanha o primeiro mercado internacional escolhido. Esta é mais uma oportunidade de dar a conhecer um produto genuinamente português aos consumidores do país vizinho.
A parceria entre o Lidl e a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça iniciou-se em 2007/2008, com as variedades Gala e Golden, vendendo a atualmente a cadeia as variedades Gala, Fuji, Reineta e Granny Smith. Em 10 anos o Lidl Portugal já vendeu mais de 20 mil toneladas de Maçã de Alcobaça, 150 milhões de maçãs certificadas, tendo ao longo dos últimos sete anos mantido a posição de maior comprador desta maçã.
Jorge Soares, presidente da APMA refere que “a parceria de uma década entre a Maçã de Alcobaça IGP e o Lidl é extremamente importante, uma vez que assinala e regista uma relação de grande compromisso e partilha. Trata-se de uma prova viva e prática de que a produção e a distribuição podem ser verdadeiros parceiros e desenvolver objetivos comuns, como servir bem o consumidor, fazendo frente aos desafios constantes.
Este encontro veio permitir reconhecer, confraternizar e festejar uma relação saudável e muito positiva, entre produtores, embaladores, organizações fornecedoras de produtores e o retalho, com a presença de diferentes profissionais da cadeia Lidl, que em trabalho conjunto e complexo, fazem chegar a casa dos consumidores portuguesas os lotes de maçã mais saborosas, mais seguras e mais saudáveis que ao longo de cada ano se produzem na Região, com os mais inteligentes e racionais processos de produção, processamento e distribuição”.
0 Comentários