Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
9° C
  • Saturday 9° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

APMA distingue Lidl como maior comprador nacional de maça de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com mais de 20 mil toneladas vendidas em Portugal ao longo de 10 anos de parceria com a APMA (Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça), o Lidl anuncia um investimento ainda maior no setor ao potenciar a exportação para Espanha.

Na passada sexta-feira, no decorrer do encontro Maçã de Alcobaça IGP – Sabor, Qualidade e Inovação, no Mosteiro de Alcobaça, que contou com a presença de especialistas do setor e onde se debateu a importância desta fruta no setor hortofrutícola nacional, o Lidl foi distinguido com os prémios “Melhor Comprador”, “Individualidade” e reconhecido pela sua parceria de 10 anos com a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA).

O Lidl Portugal foi a cadeia de distribuição que apresentou maiores valores de compra e venda de Maçã de Alcobaça (Indicação Geográfica Protegida) no decorrer da última campanha de comercialização 2017/2018. No total foram vendidas quase 5 mil toneladas desta maçã, equivalente a 40 milhões de maçãs, nas mais de 250 lojas da cadeia, representando um crescimento de 40% face à campanha anterior.

Estes resultados, que reforçam a aposta do Lidl nas frutas e legumes nacionais, e na Portugalidade do sortido, levaram a que a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) tenha distinguido a cadeia com o prémio de “Maior Comprador”, durante o Encontro Maçã de Alcobaça IGP – Qualidade, Inovação e Sabor. O Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, Jorge Silva, foi igualmente reconhecido com o prémio “Individualidade”, pelo seu contributo para o sucesso da fileira nos últimos 10 anos, bem como para o setor hortofrutícola nacional. O responsável adianta que “Esta distinção vem, uma vez mais, reconhecer o trabalho e a aposta que o Lidl tem desenvolvido junto dos fornecedores portugueses, garantindo a qualidade e frescura e assumindo um papel preponderante no estímulo à produção nacional”.

Cultivando um espírito de parceria e inovação com os seus parceiros comerciais, onde se destacam as linhas de produtos específicas, como a da Maçã de Alcobaça em formato mini, o Lidl Portugal anunciou durante o evento que irá iniciar também a exportação da Maçã de Alcobaça, sendo Espanha o primeiro mercado internacional escolhido. Esta é mais uma oportunidade de dar a conhecer um produto genuinamente português aos consumidores do país vizinho.

A parceria entre o Lidl e a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça iniciou-se em 2007/2008, com as variedades Gala e Golden, vendendo a atualmente a cadeia as variedades Gala, Fuji, Reineta e Granny Smith. Em 10 anos o Lidl Portugal já vendeu mais de 20 mil toneladas de Maçã de Alcobaça, 150 milhões de maçãs certificadas, tendo ao longo dos últimos sete anos mantido a posição de maior comprador desta maçã.

Jorge Soares, presidente da APMA refere que “a parceria de uma década entre a Maçã de Alcobaça IGP e o Lidl é extremamente importante, uma vez que assinala e regista uma relação de grande compromisso e partilha. Trata-se de uma prova viva e prática de que a produção e a distribuição podem ser verdadeiros parceiros e desenvolver objetivos comuns, como servir bem o consumidor, fazendo frente aos desafios constantes.

Este encontro veio permitir reconhecer, confraternizar e festejar uma relação saudável e muito positiva, entre produtores, embaladores, organizações fornecedoras de produtores e o retalho, com a presença de diferentes profissionais da cadeia Lidl, que em trabalho conjunto e complexo, fazem chegar a casa dos consumidores portuguesas os lotes de maçã mais saborosas, mais seguras e mais saudáveis que ao longo de cada ano se produzem na Região, com os mais inteligentes e racionais processos de produção, processamento e distribuição”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Assembleia municipal chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal da Nazaré chumbou, no passado dia 10 de dezembro, com 11 votos contra, sete a favor e três abstenções, o Orçamento para 2025, no valor de 31.307,670€. Para este desfecho contribuiu a decisão dos deputados socialistas, Pedro Marques e Carolina...

assembleia