Q

Previsão do tempo

7° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
7° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C

Movimento cívico lança Petição em Defesa do promontório da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criado um Movimento cívico para a “Defesa do promontório da Nazaré”. O movimento lançou uma petição que irá ser entregue à Assembleia da República, Ministério do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Câmara Municipal da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré a contestar a instalação de uma tirolesa naquele local.

O atual executivo da Câmara Municipal da Nazaré pretende implementar a construção e utilização privada de uma Zipline (Tirolesa), para descida individual de pessoas por cabo aéreo, fixo desde o promontório do Sítio até à praia da Nazaré, numa extensão de mais de 700 metros, para a prática de slide.

“Consideramos que a instalação da tirolesa irá interferir destrutivamente no património geológico e na paisagem do promontório e praia, imagem icónica da Nazaré. Igualmente põe em causa o ecossistema da Fauna e Flora existente no local”, refere o Movimento.

Para este grupo de trabalho “é preciso questionar o argumento de que a tirolesa trará mais turistas e fomento económico para o município”.

Frisando que desde sempre uma das maiores atrações turísticas da Nazaré é a sua paisagem (promontório, areal e mar), acervo patrimonial que já extravasou fronteiras e é tão amplamente difundido pelo mundo através da pintura, fotografia e vídeo, a defesa do património constitui-se como elemento crucial.

“O potencial turístico da Nazaré reside precisamente na defesa deste património natural e paisagístico, que está referenciado como geo-sítio de relevância nacional”.

O Movimento refere-se ao “conteúdo cénico e simbólico do local, que constitui uma mais-valia muito relevante” para afirmar que “a Nazaré é o nosso condomínio natural e, como tal, responsabilidade de todos nós: os que nela vivem e os que a visitam”, apelando à assinatura da petição contra a instalação da tirolesa no promontório da Nazaré e em defesa do património natural e geológico como Paisagem Protegida ou Monumento Natural pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Expectativas de futuro e escolha vocacional de estudantes

Município e Associação Inspirar o Futuro juntam-se para orientar alunos do 9º e secundário no rumo mais acertado para o futuro A Associação Juvenil Inspirar o Futuro esteve, no passado dia 6, na Escola C+S Amadeu Gaudêncio para uma de várias sessões previstas...

expectativas de futuro