Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Movimento cívico lança Petição em Defesa do promontório da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criado um Movimento cívico para a “Defesa do promontório da Nazaré”. O movimento lançou uma petição que irá ser entregue à Assembleia da República, Ministério do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Câmara Municipal da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré a contestar a instalação de uma tirolesa naquele local.

O atual executivo da Câmara Municipal da Nazaré pretende implementar a construção e utilização privada de uma Zipline (Tirolesa), para descida individual de pessoas por cabo aéreo, fixo desde o promontório do Sítio até à praia da Nazaré, numa extensão de mais de 700 metros, para a prática de slide.

“Consideramos que a instalação da tirolesa irá interferir destrutivamente no património geológico e na paisagem do promontório e praia, imagem icónica da Nazaré. Igualmente põe em causa o ecossistema da Fauna e Flora existente no local”, refere o Movimento.

Para este grupo de trabalho “é preciso questionar o argumento de que a tirolesa trará mais turistas e fomento económico para o município”.

Frisando que desde sempre uma das maiores atrações turísticas da Nazaré é a sua paisagem (promontório, areal e mar), acervo patrimonial que já extravasou fronteiras e é tão amplamente difundido pelo mundo através da pintura, fotografia e vídeo, a defesa do património constitui-se como elemento crucial.

“O potencial turístico da Nazaré reside precisamente na defesa deste património natural e paisagístico, que está referenciado como geo-sítio de relevância nacional”.

O Movimento refere-se ao “conteúdo cénico e simbólico do local, que constitui uma mais-valia muito relevante” para afirmar que “a Nazaré é o nosso condomínio natural e, como tal, responsabilidade de todos nós: os que nela vivem e os que a visitam”, apelando à assinatura da petição contra a instalação da tirolesa no promontório da Nazaré e em defesa do património natural e geológico como Paisagem Protegida ou Monumento Natural pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter