Movimento cívico lança Petição em Defesa do promontório da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criado um Movimento cívico para a “Defesa do promontório da Nazaré”. O movimento lançou uma petição que irá ser entregue à Assembleia da República, Ministério do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Câmara Municipal da Nazaré, Capitania do Porto da Nazaré a contestar a instalação de uma tirolesa naquele local.

O atual executivo da Câmara Municipal da Nazaré pretende implementar a construção e utilização privada de uma Zipline (Tirolesa), para descida individual de pessoas por cabo aéreo, fixo desde o promontório do Sítio até à praia da Nazaré, numa extensão de mais de 700 metros, para a prática de slide.

“Consideramos que a instalação da tirolesa irá interferir destrutivamente no património geológico e na paisagem do promontório e praia, imagem icónica da Nazaré. Igualmente põe em causa o ecossistema da Fauna e Flora existente no local”, refere o Movimento.

Para este grupo de trabalho “é preciso questionar o argumento de que a tirolesa trará mais turistas e fomento económico para o município”.

Frisando que desde sempre uma das maiores atrações turísticas da Nazaré é a sua paisagem (promontório, areal e mar), acervo patrimonial que já extravasou fronteiras e é tão amplamente difundido pelo mundo através da pintura, fotografia e vídeo, a defesa do património constitui-se como elemento crucial.

“O potencial turístico da Nazaré reside precisamente na defesa deste património natural e paisagístico, que está referenciado como geo-sítio de relevância nacional”.

O Movimento refere-se ao “conteúdo cénico e simbólico do local, que constitui uma mais-valia muito relevante” para afirmar que “a Nazaré é o nosso condomínio natural e, como tal, responsabilidade de todos nós: os que nela vivem e os que a visitam”, apelando à assinatura da petição contra a instalação da tirolesa no promontório da Nazaré e em defesa do património natural e geológico como Paisagem Protegida ou Monumento Natural pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda