Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Novo Centro de Saúde da Nazaré terá consultas de Saúde Oral

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado, o Protocolo de colaboração entre a ARSLVT e o Município da Nazaré para a promoção da “Saúde Oral para todos” e que permitirá a implementação de Consultas de Saúde Oral no novo Centro de Saúde da Nazaré.

“Este acordo é uma continuação da política de qualificação do território e de criação de condições de bem-estar que permitirão a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida das pessoas” diz Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, que assinou o protocolo, ontem de manhã, em Lisboa.

O Município da Nazaré ficará responsável pelo financiamento do equipamento técnico (investimento estimado em 47 mil euros), e o Ministério da Saúde pelos Recursos humanos necessários à realização de consultas de medicina dentária no novo Centro de Saúde, cuja conclusão é apontada para dentro de alguns meses.

“Tratam-se de investimentos definidos como prioritários na equidade e acesso adequado aos cuidados de saúde primários pelos munícipes mais vulneráveis, ou seja, os que vivem com maiores dificuldades económicas, de mobilidade e sociais” e que inviabilizam a chegada a alguns serviços, tais como os da saúde.

O autarca refere que este foi um dos primeiros passos para ir ao encontro das necessidades de resposta em saúde e higiene oral.

“Depois deste protocolo, que abrange as três freguesias do concelho da Nazaré, irei ponderar, juntamente com a ARSLVT, a colocação de cadeiras de dentista para prestação deste serviço em cada uma das Unidades de Saúde em Valado e em Famalicão, num claro investimento na saúde dos nossos concidadãos”.

A Autarquia tem desenvolvido várias ações a nível local para a promoção do bem-estar e da saúde, que vão ao encontro das exigências das populações em termos de qualidade assistencial e prontidão de respostas.

A contratação de uma nutricionista, que colabora na sensibilização da população para hábitos de alimentação mais saudáveis, na prevenção de doenças relacionadas com obesidade, sedentarismo e uma alimentação menos regrada, ou na elaboração das ementas escolares e das IPSS, mas também através do desporto, nomeadamente com o investimento em equipamentos de acesso gratuito, e a qualificação do território, que promovem a mobilidade são alguns exemplos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal