Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Marionetas de cinco países invadiram Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Onze companhias de cinco países apresentaram, no passado fim de semana, 26 espetáculos de marionetas durante o festival internacional que se realiza há mais de 20 anos em Alcobaça.

O festival Marionetas na Cidade, organizado pela companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, é “um dos eventos mais antigos dedicados à arte da marioneta”, em Portugal, este ano cumpriu a 21.ª edição. .

A companhia considera que a sua iniciativa mostra “o melhor que se faz cá dentro e lá fora”, em termos de teatro de bonecos, contou nesta edição com a participação de 11 companhias de vários pontos de Portugal e de países como Espanha, França, Reino Unido e Grécia.

De Espanha, a companhia Cia Ele apresentou o seu mais recente trabalho, “Roulettes”, que gira à volta de Ramiro Ramirez, um velho homem com hábitos certos, que faz o seu passeio diário.

Títeres Alakrán, também de Espanha, contou a história de um feirante de roupa, desesperado pelas parcas vendas, que se vê surpreendido pela aparição de um empresário de renome mundial, que lhe compra tudo.

Noisy Oyster, do Reino Unido, mostrou em Alcobaça “Plain Bob”, um espetáculo sem palavras, com mimica, música e efeitos sonoros.

“A cabana de Pépé” surgiu pela mão da Cinemarionnettes Compagnie Théâtres de Marionnettes, de França, para surpreender o público com “um pequeno teatro ambulante, que deambula entre a multidão, com um estranho personagem”.

Da Grécia o Bufos Puppet Theatre chegaram com “Rembetiko”, retratando um estilo musical surgido nos anos 20, através de músicos tradicionais e de imigrantes turcos.

Entre os portugueses destacaram-se Companhia Marimbondo (Lousã), Jangada Teatro (Lousada), Folia Teatro com Marionetas (Lisboa), Era Uma Vez (Évora) e Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira), que se juntaram à companhia de Alcobaça que, ao longo do festival, tem procurado “descobrir artistas e projetos emergentes no panorama nacional”.

“Marcaram presença nas ruas e nos palcos praticamente todas as estruturas profissionais deste país e muitas estrangeiras”, refere José Gil da S.A. Marionetas.

Depois de 21 edições, a companhia de Alcobaça considera que o seu trabalho de promoção desta arte do teatro já levou ao surgimento de espetáculos semelhantes.

“Existem vários eventos de formato idêntico dedicados à arte da marioneta, espalhados pelo país”, em relação aos quais reclama “alguma culpa desta realidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...