Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C

Fotografias de nazareno Rui Caria premiadas sobre drama dos migrantes em exposição nos Açores

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O fotógrafo Rui Caria apresenta no Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago, nos Açores, um conjunto de fotografias premiadas sobre o drama dos migrantes na Europa.

A mostra “Os Refugiantes”, ficará patente na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, até 28 de outubro, é um retrato de uma história contemporânea que “está a acontecer neste preciso momento”, com pessoas recolhidas no mar, oriundas de países “retalhados e despedaçados”.

O autor explica que há pessoas que “partem nestas embarcações precárias para fugir de uma guerra, mas outros existem que vão à procura de melhores condições de vida na Europa por não as encontrarem num país mais ou menos normal”.

“Mostrar apenas história contemporânea”, explica Rui Caria, acrescentado sobre o que viu “veem misturados nas mesmas embarcações, com pouquíssima navegabilidade, pessoas com chinelos e outras muito bem vestidas”.

“Chamei-lhes ‘refugiantes’ porque durante o mês que lá estive não percebi a diferença entre refugiados e imigrantes ilegais”, declara o fotógrafo, para quem esta exposição poderia ser permanente por ser um trabalho pleno de atualidade.

A exposição é composta por 20 fotografias resultante de um trabalho desenvolvido durante 34 dias no Mediterrâneo, entre a Tunísia e Itália, a bordo do patrulha “oceânico” da Marinha portuguesa “Viana do Castelo”, cujos militares estiveram em ações de recolha e salvamento.

A seleção de fotografias agora apresentada recebeu o primeiro prémio no “Monovisions Photography Awards 2018 – Black & White Photojournalism Series of the Year 2018″.

Este trabalho foi ainda menção honrosa no concurso “European Professional Photographer of the Year Awards 2018 – Reportage/Photojournalism”, da Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais.

Rui Caria, nascido na Nazaré, em 1972, e residente na Praia da Vitória, na ilha Terceira, começou em 1990 a realizar pequenos filmes comerciais, tendo-se tornado correspondente da TVI, onde permaneceu como repórter e editor de imagem até 2003.

É formador certificado na área multimédia, repórter e editor de imagem, correspondente nos Açores para a SIC desde 2006. Colabora como fotojornalista com alguns jornais nacionais e internacionais.

Vencedor e finalista de diversos concursos internacionais, as suas fotos estão publicadas em diversos livros internacionais de fotografia. Tem diversas fotos publicadas na imprensa nacional e internacional.

Em 2016, foi câmara de prata da Federação Europeia de Fotógrafos na categoria de fotojornalismo, na competição de fotógrafo europeu do ano de 2016.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gravíssimo! 2023 com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro.  Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma...

b0988343 8d26 4e5b b7e6 411f4467a3b5