Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
17° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C
19° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Secretária de Estado Adjunta e da Educação dá início de ano letivo na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Secretária de Estado Adjunta e da Educação deu início ao novo ano letivo na Nazaré, ao acompanhar a sessão de abertura de ano letivo na Nazaré, que se realizou na sexta-feira, 14 de setembro.

Alexandra Leitão aceitou o convite para estar na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, ao lado dos representantes do Agrupamento de Escolas e da Câmara da Nazaré, e assistir à cerimónia de abertura do ano letivo 2018/2019.

A escola (sede de Agrupamento) tem estado a ser alvo de várias obras de beneficiação e que permitiram, entre outros aspetos, a instalação do ensino secundário público, o que aconteceu pela primeira vez na história do ensino público do Concelho.

“Queremos que a Nazaré conste no mapa também por apresentar uma escola de excelência”, disse João Magueta, da Direção do Agrupamento de Escolas da Nazaré.

O professor falou do “trabalho de equipa” que uniu esforços da Câmara, Agrupamento e Ministério da Educação para a realização das obras de beneficiação da sede do Agrupamento e a instalação do ensino secundário público (estreia no ano letivo 2017-2018 com duas turmas), e anunciou que o controlo de entradas na escola passará a ser feito eletronicamente, em breve.

O objetivo “é tornar a escola mais segura” e inviabilizar a entrada de pessoas estranhas às funções do equipamento.

Por seu lado, Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, agradeceu a presença da Secretária de Estado assim como a “proximidade, sensibilidade e abertura às necessidades do concelho em matéria de ensino”.

“É também pela via do ensino que queremos afirmar a notoriedade e qualidades do concelho”.

Alexandra Leitão, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, regressou à escola onde apadrinhou o arranque do ensino secundário público há um ano que classificou como uma “justíssima aspiração” local.

Sobre o novo ano letivo, marcado pela chegada da flexibilidade a uma escola mais inclusiva e em que a Educação Física volta a contar para a média, Alexandra Leitão referiu que “traz um conjunto de novidades”, mas que esta deve ser vivida com espirito de “diversão para que todos se sintam bem na escola”.

A Secretária de Estado garantiu ainda que a “parceria com a Autarquia local e o Agrupamento de Escolas irá continuar a dar frutos”, prometendo uma nova visita à Nazaré “talvez no final do ano letivo”.

O novo ano letivo, que arrancou na sexta-feira com as apresentações dos alunos em todas as escolas que compõem a rede pública, traz algumas inovações face ao ano transato.

Entraram em vigor os Decretos Lei da Educação Inclusiva e da Flexibilidade Curricular; a nota de Educação Física volta a contar para a média do secundário e para o acesso ao Ensino Superior; e a Cidadania passa a ser uma disciplina autónoma a partir do 2.º ciclo.

A maioria das turmas encolheu e, a partir de agora, mudar de encarregado de educação só por motivos excecionais. Para as famílias com alunos na rede pública, o regresso às aulas ficou mais em conta, já que muitos estudantes beneficiaram manuais escolares gratuitos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol