Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 10° C
  • Sunday 13° C

Secretária de Estado Adjunta e da Educação dá início de ano letivo na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Secretária de Estado Adjunta e da Educação deu início ao novo ano letivo na Nazaré, ao acompanhar a sessão de abertura de ano letivo na Nazaré, que se realizou na sexta-feira, 14 de setembro.

Alexandra Leitão aceitou o convite para estar na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, ao lado dos representantes do Agrupamento de Escolas e da Câmara da Nazaré, e assistir à cerimónia de abertura do ano letivo 2018/2019.

A escola (sede de Agrupamento) tem estado a ser alvo de várias obras de beneficiação e que permitiram, entre outros aspetos, a instalação do ensino secundário público, o que aconteceu pela primeira vez na história do ensino público do Concelho.

“Queremos que a Nazaré conste no mapa também por apresentar uma escola de excelência”, disse João Magueta, da Direção do Agrupamento de Escolas da Nazaré.

O professor falou do “trabalho de equipa” que uniu esforços da Câmara, Agrupamento e Ministério da Educação para a realização das obras de beneficiação da sede do Agrupamento e a instalação do ensino secundário público (estreia no ano letivo 2017-2018 com duas turmas), e anunciou que o controlo de entradas na escola passará a ser feito eletronicamente, em breve.

O objetivo “é tornar a escola mais segura” e inviabilizar a entrada de pessoas estranhas às funções do equipamento.

Por seu lado, Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, agradeceu a presença da Secretária de Estado assim como a “proximidade, sensibilidade e abertura às necessidades do concelho em matéria de ensino”.

“É também pela via do ensino que queremos afirmar a notoriedade e qualidades do concelho”.

Alexandra Leitão, Secretária de Estado Adjunta e da Educação, regressou à escola onde apadrinhou o arranque do ensino secundário público há um ano que classificou como uma “justíssima aspiração” local.

Sobre o novo ano letivo, marcado pela chegada da flexibilidade a uma escola mais inclusiva e em que a Educação Física volta a contar para a média, Alexandra Leitão referiu que “traz um conjunto de novidades”, mas que esta deve ser vivida com espirito de “diversão para que todos se sintam bem na escola”.

A Secretária de Estado garantiu ainda que a “parceria com a Autarquia local e o Agrupamento de Escolas irá continuar a dar frutos”, prometendo uma nova visita à Nazaré “talvez no final do ano letivo”.

O novo ano letivo, que arrancou na sexta-feira com as apresentações dos alunos em todas as escolas que compõem a rede pública, traz algumas inovações face ao ano transato.

Entraram em vigor os Decretos Lei da Educação Inclusiva e da Flexibilidade Curricular; a nota de Educação Física volta a contar para a média do secundário e para o acesso ao Ensino Superior; e a Cidadania passa a ser uma disciplina autónoma a partir do 2.º ciclo.

A maioria das turmas encolheu e, a partir de agora, mudar de encarregado de educação só por motivos excecionais. Para as famílias com alunos na rede pública, o regresso às aulas ficou mais em conta, já que muitos estudantes beneficiaram manuais escolares gratuitos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor