Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Praia da Nazaré candidata à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré investiu em novas estruturas de apoio de praia, tornando-a numa das mais acessíveis do país. As candidaturas à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015 e ao galardão Praia Mais Acessível serão os próximos passos.

O investimento realizado para este verão, que acontece no âmbito de uma candidatura apresentada pela Autarquia a fundos disponibilizados pelo Turismo de Portugal, traduziu-se na colocação de mais 7 rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos “ColorAdd” em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.

O reforço do acesso ao areal e ao mar foram duas das principais apostas do projeto. Na zona norte da praia e na zona antes do Estádio do Viveiro, os estrados estendem-se até duas áreas de sombra (com uma pérgula coberta) destinadas a utentes com cadeiras de mobilidade condicionada. Estas rampas de acesso confinam com uma passadeira tipo Mobi-Mat de 25 metros, que se estende praticamente até à água, permitindo um serviço de banhos assistidos, realizado com o auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias (existentes na zona norte e zona do estádio).

É no acesso à Biblioteca de Praia (próxima da sede da Capitania do Porto da Nazaré) que se localiza mais uma das inovações desta época balnear: uma Placa em 3D legendada em Braille, disponibilizando a informação e localização dos apoios de praia existentes a portadores de deficiência visual. No âmbito da melhoria da comunicação acessível, foi ainda criada uma página no site da Câmara Municipal com conteúdos relativos à oferta de serviços e atividades nesta praia.

Até a final da época balnear deverá ficar concluído o processo de certificação ambiental da Praia da Nazaré (ISO 14001:2015 – uma norma de certificação ambiental internacionalmente reconhecida que tem como objetivo criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental de uma organização).

O Município pretende, ainda, candidatar a Praia ao Galardão Praia Mais Acessível 2018, pelas condições que disponibiliza, designadamente o acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente, até uma entrada acessível da zona balnear; estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, localizados o mais próximo possível dessa entrada; rede de percursos pedonais acessíveis na praia, totalmente livre de obstáculos e de interrupções, que incluiu passadeiras no areal; rampas com corrimãos para compensar os desníveis e degraus existentes; informação ao público à entrada da praia e na página eletrónica do município, detalhando as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada; equipamentos anfíbios para o banho; espaços de acolhimento e apoio com sombra, reservados a pessoas com mobilidade condicionada; código de cores para daltónicos “ColorAdd” em bandeiras indicadoras do estado do mar e em contentores para recolha seletiva de resíduos; entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn