Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Virgul, Amor Electro, Stone Dead, The Black Mamba e Carminho no palco da edição 2018 da Feira de São Bernardo

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 18 a 22 de agosto Alcobaça estará em festa com a tradicional Feira de São Bernardo, este ano com um cartaz de luxo, uma exposição cultural de grande relevo (Património e Memória), provas desportivas de carácter nacional, atividades equestres, carrosséis, karts para os mais novos, animais da quinta, espaço de restauração/tasquinhas, com a colaboração das associações do concelho, venda ambulante e mostra de atividades económicas (com cerca de 90 expositores).

As Festas da cidade 2018 têm uma novidade: ampliação do espaço de restauração já existente, onde se inclui o Malhado de Alcobaça, com a presença de 11 associações do concelho.

Concertos – No palco principal atuam no dia 18 de agosto Virgul, no dia 19 de agosto os Amor Electro, no feriado, 20 de agosto os alcobacenses Stone Dead, no dia 21 de agosto The Black Mamba e, para encerrar, no dia 22 de agosto, Carminho.

O palco 2 terá diariamente atuações de ranchos folclóricos, fanfarras, orquestras e outros artistas, como uma artista convidada de Belchatow (Polónia), cidade geminada com Alcobaça.

Exposição Património e Memória – Dedicada às tradições do concelho de Alcobaça da primeira metade do séc. XX, consistirá numa recolha de elementos e imagens que nos transportam aos tempos dos nossos antepassados, às vivências e à cultura dos nossos pais, avós e bisavós.

Provas Desportivas: no dia 19 de agosto, terá lugar a 3ª prova de Atletismo S. Bernardo e no dia 20 de agosto a XXVII Circuito de Ciclismo de S. Bernardo. Durante os cinco dias, decorrerá a XIX Alcobaça Equestre.

Sobre a Feira:

Foi a partir dos anos 60 do século XX que o dia 20 de agosto passou a ser feriado municipal de Alcobaça – a data da morte de São Bernardo, figura marcante da Ordem de Cister. Mas já no século XVIII se faz referência à Feira de São Bernardo que se celebrava no dia 20 de agosto e que durava 2 dias. A Feira já passou por vários locais, nomeadamente pelo Rossio, Quinta da Gafa e Cova da Onça, atualmente realiza-se junto ao MercoAlcobaça. É a grande festa concelho, centenária, popular e agregadora da comunidade residente como também dos emigrantes, que regressam nas férias à sua terra, e dos visitantes e turistas que nos visitam no verão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho