Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Câmara aprova a abertura do concurso para o Restauro e Consolidação Estrutural da Igreja de São Gião

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal aprovou a abertura do concurso público para o Restauro e Consolidação Estrutural da Igreja de São Gião Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão.

Com um investimento total de 244.954,12 euros, a operação permitirá a visita ao local de elevado interesse turístico, científico e académico.

“A intervenção responderá de forma qualitativa e integrada às necessidades atuais e futuras, pela melhoria da oferta existente, promovendo o desenvolvimento sustentável”, diz Walter Chicharro, Presidente da Autarquia.

Inserida no Eixo 7 do Centro 2020 – “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios”, no objetivo temático “Proteger o Ambiente e Promovera Eficiência dos Recursos”, na prioridade do investimento “A Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, a reabilitação do Monumento Nacional”, esta obra está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado entre o Município da Nazaré e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.

A Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, freguesia de Famalicão, é património classificado Monumento de Interesse Nacional (nº2 do art.º 15 da Lei 107/01 de 8 de setembro). Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa.

Esta Igreja fica a poente do Casal Mota no sopé da Serra da Pescaria. O acesso ao imóvel é feito por um caminho em terra batida, partindo da zona da Ponte da Barca até à Igreja de São Gião. A distância a percorrer é de 2196.50mts. Ao lado da Igreja, para Poente, fica um conjunto de casas rurais, que integram a chamada Quinta de São Gião.

A relação entre a Igreja de São Gião e as referidas casas rurais ainda não está comprovada, mas pode equacionar-se que, numa época mais tardia, por volta dos princípios do século XVIII, teria sido um conjunto de habitação e armazéns agrícolas onde a própria Igreja terá servido de armazém de alfaias agrícolas.

A Igreja de S. Gião foi assumida como uma prioridade pela Direção Geral do Património Cultural. A preservação e usufruto do edifício pela população e visitantes foram marcadas como uma das prioridades da gestão da Câmara, que desenvolveu várias diligências junto da tutela para travar “a elevada degradação das infraestruturas metálicas que cobrem todo o Monumento, cuja função era a permeabilização do edifício das condições climáticas adversas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao