Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C

Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2018 apresentado na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção-Geral da Saúde apresentou, no passado dia 22, na Nazaré, o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2018, que estará em vigor até ao final de setembro.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo; da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e do Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, agradeceu a escolha da Nazaré para a realização desta ação, que reforça a imagem de que “de um destino que está na moda”, também por força do desporto e de medidas que visam a promoção da segurança da população durante todo o ano.

Sobre a capacidade de resposta aos milhares de turistas esperados nesta altura do ano, o autarca referiu-se às novas instalações do Centro de Saúde que ficarão prontas em menos de um ano (a demolição das antigas terá início na próxima semana) e aos Recursos Humanos que “são os necessários para este território de primeira linha mundial”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde enquadrou o Plano de Contingência Saúde Sazonal no conjunto de medidas tomadas pela tutela para melhorar a vida das pessoas, tendo admitido o ajustamento dos meios para adequar a resposta às situações que surgirem “quer em termos de horários dos cuidados de saúde primários, quer em termos de profissionais”.

Por sua vez, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a quem coube a apresentação do plano “Saúde Sazonal Verão Seguro”, mostrou-se confiante na capacidade de resposta de destinos turísticos ao aumento da procura.

O Plano visa a aplicação de medidas preventivas e de minimização dos riscos associados à sazonalidade, e conta com parcerias estratégicas para a monitorização e comunicação desta informação, tais como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as Autarquias e a Proteção Civil.

De acordo com Graça Freitas “a execução dos planos de contingência é feita a nível local, e de acordo com as situações registadas”.

“As administrações Regionais de Saúde, sobretudo aquelas que sabem que terão maior pressão da procura, têm planos de contingência preparados para expandir a oferta em função da procura, no verão”, garantiu.

Os Planos de Contingência da DGS foram criados em 2004 com o objetivo de minimizar os potenciais efeitos do calor intenso na saúde da população.

Com orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e a sua gestão à população e aos parceiros do setor da saúde, bem como, capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada, tem como finalidade prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao