Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
19° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Empreendimento turístico previsto para a Pedralva

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O antigo parque de campismo da Pedralva vai dar lugar a um empreendimento hoteleiro, cuja construção completará a terceira fase de regeneração daquela zona turística e aumentará a capacidade de alojamento da vila.

A abertura do concurso público para a concessão do espaço destinado a campismo no Parque da Pedralva a privados foi aprovada pela Câmara da Nazaré, que ali espera ver implantado “um empreendimento turístico de qualidade e que possa ter pelo menos quatro estrelas”, disse o presidente da Autarquia, Walter Chicharro.

A parcela a concessionar insere-se no parque localizado numa área de equipamentos e serviços próxima do quartel dos Bombeiros Voluntários, junto à entrada principal da Capela de Nossa Senhora dos Anjos (Ermida de N. S. dos Anjos), com vista privilegiada sobre a costa.

O espaço, onde durante cerca de meio século funcionou um parque de campismo [que se encontra inativo e fechado ao público há cinco anos], será ocupado por um empreendimento turístico a construir de raiz.

Tratar-se-á de “um estabelecimento hoteleiro, constituído por 35 unidades de alojamento (quartos) e dois edifícios para serviços de apoio e receção aos turistas”, disse Walter Chicharro, acrescentando que o projeto contempla ainda “um quiosque, destinado à venda de bebidas”.

Da autoria de Marco Moreira, o projeto de arquitetura “foi desenhado de acordo com as características geográficas do local e a paisagem existente” no parque que, após duas fases de requalificação, “é muito procurado por famílias, quer locais quer de visitantes que ali fazem os seus piqueniques e usufruem do parque infantil e outros equipamentos”, acrescentou o presidente.

O edificado, bem como a utilização de materiais de revestimento naturais, “irá conferir uma atitude compreensiva da envolvente, já que ficará assente em estruturas metálicas elevadas, permitindo uma imagem de suspensão destes elementos no terreno, potenciando a leveza da intervenção”, pode ler-se num comunicado emitido hoje pela autarquia.

O empreendimento integra a terceira fase de requalificação do Parque da Pedralva, onde a Câmara apostou, nos últimos anos, na criação de um novo jardim, novas travessias pedonais, reabilitação das instalações sanitárias, instalação de mobiliário no parque de merendas e parque infantil.

A abertura do empreendimento turístico irá, segundo Walter Chicharro, “dinamizar a Pedralva 24 horas por dia, ao logo de todo o ano”, além de aumentar “a oferta de alojamento numa época em que a Nazaré regista cada vez maior procura de nacionais e estrangeiros”.

O investimento na terceira fase de requalificação do Parque da Pedralva contempla ainda a instalação de uma plataforma com vista para o Monte Branco, um miradouro agora inacessível ao público por questões de segurança.

A construção da plataforma será da responsabilidade da entidade concessionária e a autarquia espera “um retorno nunca inferior a 600 mil euros diretos em 30 anos (prazo de concessão), que permitirá o reinvestimento na área de utilização pública”.

O contrato, que vigorará por um período de 30 anos, implica ainda o pagamento mensal de uma renda de 1500 euros à Câmara Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter