Uma sessão informal que decorreu durante a manhã em que também se ficou a conhecer que a sede da Liga Internacional de Surf vai transferir-se de França para Lisboa, o que, segundo os responsáveis do executivo nacional, contribuirá para reforçar Portugal como um dos melhores destinos do mundo para a prática de surf.
“Na praça mais visitada em todo o mundo, temos agora este painel eletrónico a promover o turismo português, o que é muito importante”, declarou aos jornalistas o primeiro-ministro.
António Costa salientou a importância do mercado norte-americano de turistas, observando que tem vindo “a crescer muito nos últimos anos”.
“A Times Square, aqui, em Nova Iorque, é uma praça onde este painel eletrónico vai ser visto não só por norte-americanos, mas também por todos os milhões de visitantes de Nova Iorque, que assim ficam a conhecer melhor o nosso país e, em particular, a Nazaré”, referiu o líder do executivo nacional.
O primeiro-ministro pronunciou-se também sobre a transferência da sede da Liga Internacional de Surf para Lisboa, dizendo que “Portugal tem todas as condições” para acolher essas instituições”.
“O surf em Portugal tem uma grande atenção no plano internacional. Se não fossemos um grande local para a prática do surf, não teríamos seguramente a sede da Liga Internacional de Surf no país”, disse.
Ainda de acordo com o primeiro-ministro, os recordes mundiais de Garrett McNamara e de Rodrigo Koxa acabaram por dar uma grande visibilidade a Portugal”.
“A Nazaré é atualmente uma referência internacional”, acentuou.
Garrett McNamara, que tinha a sua bebé ao colo – cujo um dos nomes é Nazaré – afirmou sentir-se em casa depois de ter visto o vídeo do painel eletrónico da onda.
“Definitivamente, a onda da Nazaré é a maior em tamanho e a mais popular em todo o mundo. Agora, não apenas os surfistas sabem isso. O mundo sabe isto. Mas o mais espantoso é que tudo isto aconteceu em apenas oito anos”, declarou o norte-americano.
Também Rodrigo Koxa, que tem o recorde de ter surfado a onda mais alta de sempre, 28,34 metros, na Nazaré, elogiou a notoriedade desta zona costeira do distrito de Leiria.
“Estou muito contente por estar aqui com o Garrett McNamara e com outros meus amigos surfistas. Penso que esta foi uma grande ação de Portugal”, acrescentou.
O Presidente da Câmara da Nazaré esteve presente como o represente de um dos 3 municípios portugueses que mais se destacou no crescimento das pesquisas ao nível do “surf” por parte de turistas nacionais e internacionais (Bloom Consulting – 5ª edição do Portugal City Brand Ranking).
“Trata-se de mais uma excelente oportunidade para promover a Nazaré (gastronomia, tradições, a Praia do Norte e as suas condições únicas para a prática do surf e bodyboard), bem como as atividades económicas do concelho na confluência de duas grandes avenidas da cidade de Nova Iorque, e numa das mais influentes áreas comerciais daquela cidade, onde todos os prédios possuem instalações de publicidade luminosos para propósitos de publicidade”, afirma Walter Chicharro.
O lançamento desta campanha em formato digital, que será exibida durante um mês num dos prédios estratégicos da Times Square, contou, ainda, com a presença dos representantes da World Surf League dos EUA e Portugal.
A projeção das marcas Nazaré e Praia do Norte alcançou uma notoriedade de dimensão mundial com a ajuda dos media e do digital, através de plataformas de redes sociais. O Turismo de Portugal é, por seu lado, o maior anunciante nacional em plataformas, aplicações e sites internacionais. Canais online como Google AdWorks e Google Display, além das redes sociais, nomeadamente o Facebook, fazem parte da estratégia.
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