Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Objeto do mês no Museu Dr. Joaquim Manso Irene Natividade “Cena da Praia”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré foi um dos temas preferidos pela pintora Irene Natividade. Nesta aguarela, a pintora descreve uma cena habitual na praia da Nazaré dos anos 1950, onde um grupo de pescadores e peixeiras se organiza em torno de um monte de peixe no areal, preparando-o para a venda.

Repare-se no pormenor de uma das mulheres, sentada, com uma criança ao colo enquanto trabalha; outra mulher ergue a meia altura um costal com peixe.

Irene Sá Vieira Natividade nasceu no Porto, em 1900. Mas, desde a sua infância, viveu em Alcobaça onde, em 1923, casou com Joaquim Vieira Natividade, homem de vulto no domínio da ciência, sobretudo nos campos da Agronomia e Silvicultura.

Assim como o seu marido, Irene sempre manifestou grande interesse pela Arte, História e Património da região, vindo a desenvolver um estreito convívio com autores como o escritor Afonso Lopes Vieira, ou os pintores Alberto de Sousa e Sousa Lopes.

Cedo evidenciou tendências artísticas que se revelaram por diversas áreas, como a pintura (a óleo e a aguarela), a tapeçaria (em seda e lã) e, a partir de 1925, também na pintura de peças de faiança artística.

Realizou a sua primeira exposição em Alcobaça, em 1951. Em 1952, expõe seis das suas tapeçarias em Lisboa e, em 1954, no Porto. Anos depois, em 1959, expõe uma coleção de tapeçarias no Museu José Malhoa, Caldas da Rainha.

Vinha com frequência à Nazaré e as cenas piscatórias ou as suas gentes foram pretexto para muitas das suas pinturas a óleo e a aguarela; algumas, obras terminadas, outros esboços ou estudos para futuras composições.

Em 1976, o Museu Dr. Joaquim Manso é inaugurado com uma exposição de Irene Natividade, de temática exclusivamente nazarena, sendo esse conjunto de pinturas oferecido pela autora a esta instituição, de que é exemplo a pintura em destaque.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...