Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
19° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 21° C
21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 20° C

Objeto do mês no Museu Dr. Joaquim Manso Irene Natividade “Cena da Praia”

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré foi um dos temas preferidos pela pintora Irene Natividade. Nesta aguarela, a pintora descreve uma cena habitual na praia da Nazaré dos anos 1950, onde um grupo de pescadores e peixeiras se organiza em torno de um monte de peixe no areal, preparando-o para a venda.

Repare-se no pormenor de uma das mulheres, sentada, com uma criança ao colo enquanto trabalha; outra mulher ergue a meia altura um costal com peixe.

Irene Sá Vieira Natividade nasceu no Porto, em 1900. Mas, desde a sua infância, viveu em Alcobaça onde, em 1923, casou com Joaquim Vieira Natividade, homem de vulto no domínio da ciência, sobretudo nos campos da Agronomia e Silvicultura.

Assim como o seu marido, Irene sempre manifestou grande interesse pela Arte, História e Património da região, vindo a desenvolver um estreito convívio com autores como o escritor Afonso Lopes Vieira, ou os pintores Alberto de Sousa e Sousa Lopes.

Cedo evidenciou tendências artísticas que se revelaram por diversas áreas, como a pintura (a óleo e a aguarela), a tapeçaria (em seda e lã) e, a partir de 1925, também na pintura de peças de faiança artística.

Realizou a sua primeira exposição em Alcobaça, em 1951. Em 1952, expõe seis das suas tapeçarias em Lisboa e, em 1954, no Porto. Anos depois, em 1959, expõe uma coleção de tapeçarias no Museu José Malhoa, Caldas da Rainha.

Vinha com frequência à Nazaré e as cenas piscatórias ou as suas gentes foram pretexto para muitas das suas pinturas a óleo e a aguarela; algumas, obras terminadas, outros esboços ou estudos para futuras composições.

Em 1976, o Museu Dr. Joaquim Manso é inaugurado com uma exposição de Irene Natividade, de temática exclusivamente nazarena, sendo esse conjunto de pinturas oferecido pela autora a esta instituição, de que é exemplo a pintura em destaque.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça foi dado a conhecer na passada sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa...

central1

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente....

cister musica1