Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
11° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Mário Cordeiro apresentou livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conhecido pediatra, professor e escritor Mário Cordeiro apresentou o seu mais recente livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça, na Biblioteca Municipal.

Neste livro de poemas, inteiramente dedicados à história de Dom Pedro I e de Inês de Castro, Mário Cordeiro demonstra o seu fascínio e interesse pela história de amor trágica destes dois amantes, e por tudo o que ela representa, em qualquer momento histórico e para qualquer pessoa.

Para além da história amorosa de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, também se aborda o contexto histórico e geográfico da época, as vivências destas personagens por terras da Lourinhã, de Coimbra e, finalmente, o seu repouso eterno no Mosteiro de Alcobaça.

Muitas dúvidas podem existir sobre esse Amor, entre o que ficou como lenda e o que foi a realidade, mas uma coisa é certa, e ninguém duvidará, que esta história de paixão marcou Portugal.

Pedro e Inês representam a intensidade, a descoberta e a ousadia da paixão, mas também a tragédia e como estamos, inexoravelmente, condicionados pelos fatores externos, no caso concreto o contexto político e social. Não se pode amar impunemente, quando se é príncipe ou rei de Portugal.

A apresentação foi moderada por Jorge Pereira de Sampaio, o evento foi ainda complementado por um momento musical a cargo do Prof. António Levy, que cantou canções de amor.

Decorreu também um debate sobre o amor, e os sentimentos com ele relacionados, da alegria e êxtase à tragédia e e ciúme.

Sobre Mário Cordeiro

Nasceu em 1955. Doutorado em pediatria e professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Foi diretor do Observatório Nacional de Saúde e quadro da DGS, sendo responsável pelos programas nacionais de saúde infantil e juvenil, vacinação, prevenção de acidentes e rastreios, entre outros, representando Portugal nessas áreas, em comités da Comissão Europeia. É fundador e ex-presidente de diversas associações profissionais e de pais e educadores.

Foi membro-relator de diversas Comissões Nacionais e diretor do Observatório Nacional de Saúde, além de presidente da European Society for Social Pediatrics. Lecionou em múltiplas escolas de medicina, enfermagem e outras especialidades, em Portugal, e em Oxford, Barcelona e Valência.

Escritor de livros para pais e educadores, romances, poesia e teatro. Tem cerca de 50 livros publicados. Melómano, leitor compulsivo, gosta de tocar piano e de fotografia. Actualmente, está a aprender violino. Apaixonou-se pela Região Oeste, designadamente pelo concelho da Lourinhã, há mais de 40 anos, passando deliciosos fins-de-semana e férias nas Cezaredas. Fascina-se por entender os comportamentos humanos e sociais… e diverte-se a passear o cão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça foi dado a conhecer na passada sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa...

central1

Arrancou o Cistermúsica de Alcobaça sob o signo dos “Amores Proibidos”

Foi no passado  fim de semana que se iniciou  a 30.ª edição do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça que celebra três décadas de um Festival que, ao longo destes anos, se foi afirmando como uma referência a nível nacional e que em 2022 não será diferente....

cister musica1