Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Mário Cordeiro apresentou livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conhecido pediatra, professor e escritor Mário Cordeiro apresentou o seu mais recente livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça, na Biblioteca Municipal.

Neste livro de poemas, inteiramente dedicados à história de Dom Pedro I e de Inês de Castro, Mário Cordeiro demonstra o seu fascínio e interesse pela história de amor trágica destes dois amantes, e por tudo o que ela representa, em qualquer momento histórico e para qualquer pessoa.

Para além da história amorosa de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, também se aborda o contexto histórico e geográfico da época, as vivências destas personagens por terras da Lourinhã, de Coimbra e, finalmente, o seu repouso eterno no Mosteiro de Alcobaça.

Muitas dúvidas podem existir sobre esse Amor, entre o que ficou como lenda e o que foi a realidade, mas uma coisa é certa, e ninguém duvidará, que esta história de paixão marcou Portugal.

Pedro e Inês representam a intensidade, a descoberta e a ousadia da paixão, mas também a tragédia e como estamos, inexoravelmente, condicionados pelos fatores externos, no caso concreto o contexto político e social. Não se pode amar impunemente, quando se é príncipe ou rei de Portugal.

A apresentação foi moderada por Jorge Pereira de Sampaio, o evento foi ainda complementado por um momento musical a cargo do Prof. António Levy, que cantou canções de amor.

Decorreu também um debate sobre o amor, e os sentimentos com ele relacionados, da alegria e êxtase à tragédia e e ciúme.

Sobre Mário Cordeiro

Nasceu em 1955. Doutorado em pediatria e professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Foi diretor do Observatório Nacional de Saúde e quadro da DGS, sendo responsável pelos programas nacionais de saúde infantil e juvenil, vacinação, prevenção de acidentes e rastreios, entre outros, representando Portugal nessas áreas, em comités da Comissão Europeia. É fundador e ex-presidente de diversas associações profissionais e de pais e educadores.

Foi membro-relator de diversas Comissões Nacionais e diretor do Observatório Nacional de Saúde, além de presidente da European Society for Social Pediatrics. Lecionou em múltiplas escolas de medicina, enfermagem e outras especialidades, em Portugal, e em Oxford, Barcelona e Valência.

Escritor de livros para pais e educadores, romances, poesia e teatro. Tem cerca de 50 livros publicados. Melómano, leitor compulsivo, gosta de tocar piano e de fotografia. Actualmente, está a aprender violino. Apaixonou-se pela Região Oeste, designadamente pelo concelho da Lourinhã, há mais de 40 anos, passando deliciosos fins-de-semana e férias nas Cezaredas. Fascina-se por entender os comportamentos humanos e sociais… e diverte-se a passear o cão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1