Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
14° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Mário Cordeiro apresentou livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conhecido pediatra, professor e escritor Mário Cordeiro apresentou o seu mais recente livro “Dos Amores de Pedro e Inês” em Alcobaça, na Biblioteca Municipal.

Neste livro de poemas, inteiramente dedicados à história de Dom Pedro I e de Inês de Castro, Mário Cordeiro demonstra o seu fascínio e interesse pela história de amor trágica destes dois amantes, e por tudo o que ela representa, em qualquer momento histórico e para qualquer pessoa.

Para além da história amorosa de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, também se aborda o contexto histórico e geográfico da época, as vivências destas personagens por terras da Lourinhã, de Coimbra e, finalmente, o seu repouso eterno no Mosteiro de Alcobaça.

Muitas dúvidas podem existir sobre esse Amor, entre o que ficou como lenda e o que foi a realidade, mas uma coisa é certa, e ninguém duvidará, que esta história de paixão marcou Portugal.

Pedro e Inês representam a intensidade, a descoberta e a ousadia da paixão, mas também a tragédia e como estamos, inexoravelmente, condicionados pelos fatores externos, no caso concreto o contexto político e social. Não se pode amar impunemente, quando se é príncipe ou rei de Portugal.

A apresentação foi moderada por Jorge Pereira de Sampaio, o evento foi ainda complementado por um momento musical a cargo do Prof. António Levy, que cantou canções de amor.

Decorreu também um debate sobre o amor, e os sentimentos com ele relacionados, da alegria e êxtase à tragédia e e ciúme.

Sobre Mário Cordeiro

Nasceu em 1955. Doutorado em pediatria e professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Foi diretor do Observatório Nacional de Saúde e quadro da DGS, sendo responsável pelos programas nacionais de saúde infantil e juvenil, vacinação, prevenção de acidentes e rastreios, entre outros, representando Portugal nessas áreas, em comités da Comissão Europeia. É fundador e ex-presidente de diversas associações profissionais e de pais e educadores.

Foi membro-relator de diversas Comissões Nacionais e diretor do Observatório Nacional de Saúde, além de presidente da European Society for Social Pediatrics. Lecionou em múltiplas escolas de medicina, enfermagem e outras especialidades, em Portugal, e em Oxford, Barcelona e Valência.

Escritor de livros para pais e educadores, romances, poesia e teatro. Tem cerca de 50 livros publicados. Melómano, leitor compulsivo, gosta de tocar piano e de fotografia. Actualmente, está a aprender violino. Apaixonou-se pela Região Oeste, designadamente pelo concelho da Lourinhã, há mais de 40 anos, passando deliciosos fins-de-semana e férias nas Cezaredas. Fascina-se por entender os comportamentos humanos e sociais… e diverte-se a passear o cão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...