Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C

Começou mais um “Marés de Maio” na Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O evento “Nazaré Mares de Maio – 2018”, uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Concelho da Nazaré, arrancou no passado dia 5. Até dia 23, levará a vários locais diversas iniciativas de âmbito cultural.

A abertura oficial, que decorreu no Casino Salão de Festas, contou com momentos musicais, intervenções institucionais e leitura de poesia por parte de jovens. Os momentos musicais foram assegurados pelo grupo de guitarras da Universidade Sénior da Nazaré, pelo trio Sara Vidal, Filipe Vidal e Rogério Pires e pelo Coro da Banda de Alcobaça. A abertura foi apadrinhada pelo escritor, jornalista e dramaturgo nazareno – Jaime Rocha.

Na Sousa Oliveira,

A Instalação artística de autoria de João Delgado intitulada – “Heróis ou Mercadoria?” – que apela à reflexão sobre as condições de trabalho dos Nazarenos que foram à pesca do bacalhau, foi outra intervenção cultural que marcou a abertura do evento, que se completou com teatro. “Pelos que andam sobre as águas do mar”, peça de teatro da autoria de Raquel Belchior com base na obra de Raul Brandão – “Os Pescadores”, subiu ao palco do cineteatro da Nazaré, para assinalar a segunda edição do Marés de Maio.

No domingo, dia 6, foi inaugurada a exposição de fotografia de Virgílio Varela, antigo oficial a bordo do Bacalhoeiro “Vimieiro”, que ficará patente no Palácio Real da Confraria N.S. da Nazaré.

No dia 10 de maio, pelas 17:30h, é apresentada a programação de Workshops que se desenvolverão em 2018 e 2019, numa parceria com o Instituto da Juventude (IPDJ).

A programação irá prosseguir ao longo dos próximos dias, com “À Beira-Mar”, uma iniciativa que opta pela vídeo-projeção de aguarelas de Roque Gameiro tendo a Nazaré como temática central e terá lugar na “Casa do Adro” – Pederneira – no dia 13, pelas 15h.

O Externato Dom Fuas receberá, a 17 de maio, 14:30h, uma ação de sensibilização, em parceria entre o NMM/IPDJ, subordinada ao tema “Violência no Namoro”.

“Memória da areia” é uma iniciativa que visa refletir sobre: o que guarda a areia na sua própria memória?! – Museu Dr. Joaquim Manso, pelas 10h.

Safra é um projeto “musicopoético” com o mar lá dentro, trabalhando os conteúdos da obra “Canto de Mar”. Subirá ao palco do teatro Chaby Pinheiro pelas 15 horas do dia 18 de maio. Iniciativa integrada no dia internacional dos Museus.

No dia 19, pelas 14:30h, o Padddy Paper “Conhecer e Fotografar a Nazaré” inicia o seu percurso no Norpark – praia do Norte. Pelas 17h, atuará o Coroa da Mútua dos Pescadores na Taberna Ti Izelino. Ainda no mesmo dia, no cineteatro da Nazaré, pelas 21:30h exibirá o espetáculo “De Novo Mar”, da responsabilidade do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

No dia 20, no Palácio Real da CNSN, pelas 15h, será inaugurada uma exposição de filatelia sobre a Nazaré e o Mar – lançamento de um postal temático.

Até 31 de maio muitas outras iniciativas irão inundar de Cultura a Nazaré, trazidas por ventos fortes e intensas “Marés de Maio”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal