Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
15° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 20° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C

Câmara Municipal apresenta novos projetos para o concelho nas comemorações do 25 de Abril

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As comemorações solenes do 25 de Abril no concelho de Alcobaça arrancaram na Cela Velha com a tradicional homenagem à figura do General Humberto Delgado, junto ao monumento em sua memória, prosseguindo no monumento ao 25 de Abril, junto aos Paços do Concelho e culminando com a sessão solene da Assembleia Municipal. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, apresentou um conjunto de projetos concluídos ou em plena execução, que “demonstram a materialização local dos pilares essenciais do Estado e da Democracia”.

Começou pelo setor da saúde, no âmbito do qual foram, nos últimos anos, inauguradas novas infraestruturas em São Martinho do Porto e no Vimeiro, requalificadas as instalações da Unidade de Saúde de Turquel e brevemente concluídas as obras da Unidade de Saúde Familiar da Benedita. “Estamos ainda trabalhar nas necessárias melhorias em unidades de saúde de outras freguesias, estando inclusive a ser ponderada a criação de raiz de um novo centro de saúde em Aljubarrota, o que seria um investimento inferior à requalificação das atuais instalações”, explicou Paulo Inácio.

No setor da Justiça e da Segurança, foi apresentado o Lote 4 da Nova Alcobaça (atrás do Pingo Doce e da Decathlon) onde a Câmara tenciona instalar o novo destacamento da GNR, ficando as atuais instalações a serem utilizadas exclusivamente pela PSP.

Paulo Inácio anunciou ainda que “o Estado já lançou a empreitada de 600.000 euros para a transformar a antiga Escola Primária de Alcobaça no Tribunal de Família, permitindo ao concelho recuperar uma importante valência em matéria de Justiça.”

No que diz respeito à educação, vislumbrou-se o desenvolvimento nas obras dos centros escolares de Turquel e da Cela, estando para breve o desbloqueio do centro escolar de Alfeizerão, a fim de se remeter o processo para o Tribunal de Contas.

Em matéria de economia, Paulo Inácio apresentou o projeto da Área Empresarial Digital de Alcobaça que a Câmara perspetiva instalar na Quinta das Freiras. Para o edil, “este projeto resulta de uma visão muito clara sobre a realidade atual do mercado de trabalho, estando o setor digital em franca e exponencial expansão, com a proliferação de pequenas e médias empresas nas áreas de multimédia, software, infraestruturas online entre outras. O concelho de Alcobaça tem de estar preparado e devidamente equipado para acolher este setor, fixando desta forma os nossos jovens e atraindo mão-de-obra, investimento e notoriedade para o concelho. É também uma forma de sedimentar a diversidade industrial e o pioneirismo que caracterizam historicamente o concelho de Alcobaça.”

Foram ainda apresentados alguns dados estatísticos recentemente publicados pelo Instituto Nacional de Estatística e recolhidos pelo Observatório Social do Município de Alcobaça. Relativamente ao desemprego, Alcobaça aponta, em 2018, para mínimos históricos.

Em 2017, a balança comercial registou um superavit de 144% , onde as exportações do concelho representam 21% de toda a capacidade exportadora do Oeste.

Em matéria de turismo, os últimos dados disponíveis relativos aos proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros do concelho dão conta de uma evolução positiva no período 2014-2016.

Por último, foram exibidos dois vídeos: um sobre o desenvolvimento do projeto de pedonalização do Rio Alcoa desde Chiqueda até à Nazaré, para o qual foram já concretizadas aquisições de terrenos e diversas ações de limpeza das margens do rio e outro com uma projeção em três dimensões da requalificação da Avenida Professor Eng. Joaquim Vieira Natividade e da envolvente do futuro pavilhão multiusos .

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça fecha 2021 com saldo positivo de 463 mil euros

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou no passado dia 28, as contas da autarquia que terminou o ano de 2021 com um saldo positivo de 463,2 mil euros e reduziu a dívida em 386 mil euros. De acordo com o relatório de contas apresentado aos deputados a receita...

cma