Começou pelo setor da saúde, no âmbito do qual foram, nos últimos anos, inauguradas novas infraestruturas em São Martinho do Porto e no Vimeiro, requalificadas as instalações da Unidade de Saúde de Turquel e brevemente concluídas as obras da Unidade de Saúde Familiar da Benedita. “Estamos ainda trabalhar nas necessárias melhorias em unidades de saúde de outras freguesias, estando inclusive a ser ponderada a criação de raiz de um novo centro de saúde em Aljubarrota, o que seria um investimento inferior à requalificação das atuais instalações”, explicou Paulo Inácio.
No setor da Justiça e da Segurança, foi apresentado o Lote 4 da Nova Alcobaça (atrás do Pingo Doce e da Decathlon) onde a Câmara tenciona instalar o novo destacamento da GNR, ficando as atuais instalações a serem utilizadas exclusivamente pela PSP.
Paulo Inácio anunciou ainda que “o Estado já lançou a empreitada de 600.000 euros para a transformar a antiga Escola Primária de Alcobaça no Tribunal de Família, permitindo ao concelho recuperar uma importante valência em matéria de Justiça.”
No que diz respeito à educação, vislumbrou-se o desenvolvimento nas obras dos centros escolares de Turquel e da Cela, estando para breve o desbloqueio do centro escolar de Alfeizerão, a fim de se remeter o processo para o Tribunal de Contas.
Em matéria de economia, Paulo Inácio apresentou o projeto da Área Empresarial Digital de Alcobaça que a Câmara perspetiva instalar na Quinta das Freiras. Para o edil, “este projeto resulta de uma visão muito clara sobre a realidade atual do mercado de trabalho, estando o setor digital em franca e exponencial expansão, com a proliferação de pequenas e médias empresas nas áreas de multimédia, software, infraestruturas online entre outras. O concelho de Alcobaça tem de estar preparado e devidamente equipado para acolher este setor, fixando desta forma os nossos jovens e atraindo mão-de-obra, investimento e notoriedade para o concelho. É também uma forma de sedimentar a diversidade industrial e o pioneirismo que caracterizam historicamente o concelho de Alcobaça.”
Foram ainda apresentados alguns dados estatísticos recentemente publicados pelo Instituto Nacional de Estatística e recolhidos pelo Observatório Social do Município de Alcobaça. Relativamente ao desemprego, Alcobaça aponta, em 2018, para mínimos históricos.
Em 2017, a balança comercial registou um superavit de 144% , onde as exportações do concelho representam 21% de toda a capacidade exportadora do Oeste.
Em matéria de turismo, os últimos dados disponíveis relativos aos proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros do concelho dão conta de uma evolução positiva no período 2014-2016.
Por último, foram exibidos dois vídeos: um sobre o desenvolvimento do projeto de pedonalização do Rio Alcoa desde Chiqueda até à Nazaré, para o qual foram já concretizadas aquisições de terrenos e diversas ações de limpeza das margens do rio e outro com uma projeção em três dimensões da requalificação da Avenida Professor Eng. Joaquim Vieira Natividade e da envolvente do futuro pavilhão multiusos .
0 Comentários