Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Empresa Australiana procura gás natural em Aljubarrota

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Australis, empresa australiana de petróleo e gás que em 2015 firmou contratos de concessão para a prospeção na região de Alcobaça, prevê avançar em 2019 com a perfuração do subsolo da freguesia de Aljubarrota, para tentar descobrir gás natural, em volumes comercialmente relevantes.

A empresa já enviou o seu plano de trabalhos à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), bem como um estudo de cariz ambiental para que a ENMC e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) possam determinar se a perfuração em Aljubarrota deve ou não ser sujeita a uma avaliação de impacto ambiental.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, reuniu com a empresa e foi informado que “não se trata de uma exploração com fratura hidráulica, considerada a mais preocupante para os lençóis freáticos”.

Apesar da notícia de investimento, o autarca quer assegurar-se que todos os estudos serão feitos para preservar a segurança ambiental e das pessoas

“Iremos à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) exigir uma avaliação do impacto ambiental antes de se fazerem perfurações no concelho. Vamos ser exigentes”.

Estudos anteriores demonstraram que existe gás natural no concelho, mas não revelam o local ou a certeza sobre um reservatório comercialmente rentável.

“Há gás natural no subsolo, mas não se sabe de existe um reservatório com condições para ser explorado. A empresa terá dados sobre a sua existência”, acrescentou o autarca.

Para já, o relatório, que está em consulta pública até 11 de maio, prevê que a perfuração seja realizada durante o ano 2019, recorrendo a um furo de 3200 metros na vertical, seguido de uma outra perfuração na horizontal com um alcance de 300 a 700 metros. Estes trabalhos deverão durar dois a três meses.

Os trabalhos de preparação da perfuração em Aljubarrota deverão envolver duas dezenas de funcionários. Mas durante a sondagem a Australis prevê ter meia centena de pessoas envolvidas.

A execução do furo ficará a cargo de uma empresa portuguesa, que a Australis não identifica.

A concessão da Australis em Portugal, assinada a 30 de setembro de 2015, prevê que a empresa australiana tem oito anos para fazer a prospeção na Bacia Lusitânica (nas regiões da Batalha e de Pombal), onde já há estudos sísmicos feitos.

A Australis é uma empresa recente, criada em 2014 pelos gestores e fundadores da Aurora Oil & Gas. Além de Portugal a Australis está presente na exploração de petróleo nos Estados Unidos da América.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1