Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
Alcobaça

Requalificação do Claustro do Rachadouro e Jardim do Obelisco são prioridades para a Câmara

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nenhuma parcela dos 22 milhões de euros destinados à requalificação de monumentos no âmbito do Programa 2020 será canalizado para a construção do novo Hotel de Alcobaça, que irá nascer no Mosteiro de Santa Maria. A garantia foi dada pelo Presidente da Câmara, Paulo Inácio.

“O claustro do Rachadouro está limpo e preparado para receber as obras de instalação do Hotel, um investimento privado”, informou o autarca.

Ainda de acordo com Paulo Inácio “espera-se, para muito breve, um arranque em força deste investimento”.

O programa Portugal 2020 prevê a aplicação de 2,2 milhões (do pacote de 22 milhões) nos monumentos património da UNESCO por parte da Direção Geral do Património.

“Esses montantes têm proporcionado a realização de diversas intervenções no Mosteiro, nomeadamente ao nível limpeza da fachada”, diz o autarca, acrescentando que “a DGPC tem em plano a abertura de mais uma loja de merchandising e de uma nova entrada dos turistas pela ala norte, assim como a requalificação da área da Cerca do Mosteiro”.

Para além destas intervenções, a Câmara Municipal tem vindo a pressionar a tutela deste património da humanidade para a urgência de requalificação do jardim do Obelisco e do Claustro do Cardeal.

“Já se vêm algumas obras naquele terreno, nomeadamente com a demolição dos antigos pavilhões junto ao Jardim do Obelisco e limpeza dos claustros, mas falta a requalificação do mesmo jardim e colocar a água a correr no claustro”, diz o autarca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias