Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C

Nadadores-salvadores impediram dois afogamentos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O dispositivo de vigia na praia da Nazaré fora da época balnear já efetuou vários salvamentos em que as vítimas estavam a afogar, vindo a ser resgatadas com vida.

No dia 12 de outubro, pelas 16h, foi salvo um homem que foi nadar junto da bola Nívea e foi arrastado por um agueiro. O nadador salvador Ricardo Pombinha entrou na água e o nadador salvador João Diogo, que se encontrava mais a sul, ocorreu ao local e ambos resgataram a vítima, que “já se encontrava a cerca de trinta metros da costa, estando em pânico”, revelou a Associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré.

Após se encontrar em local seguro no areal e depois de averiguado o estado da vítima, não houve necessidade de acionar mais meios de socorro.

Situação semelhante tinha ocorrido no dia 2 de outubro, pelas 12h30. Um indivíduo de nacionalidade polaca, com cerca de 60 anos, foi arrastado por uma onda na praia da Nazaré. Os mesmos nadadores-salvadores intervieram e conseguiram pôr a salvo este turista, tendo somente sido necessário o seu acompanhamento até uma zona segura.

A época balnear terminou no dia 15 de setembro mas a praia irá ser vigiada durante todo o ano, num projeto da Câmara Municipal da Nazaré e da Associação de Nadadores-salvadores da Nazaré, com o apoio da Autoridade Marítima Nacional.

A autarquia assegura o pagamento dos nadadores-salvadores e do equipamento necessário para o exercício destas funções.

A praia da Nazaré é visitada anualmente por dezenas de milhares de turistas, sendo recorrente a tentativa de contacto com a água do mar por parte de muitos turistas fora da época balnear e, muitas vezes, em momentos em que as condições de agitação marítima são adversas.

Assim, a presença dos nadadores-salvadores na praia da Nazaré fora da época balnear permite uma vigilância deste espaço com o propósito de tentar evitar que seja colocada em risco a integridade física de todos aqueles que queiram visitar a praia.

Este projeto, de cariz pioneiro em Portugal, foi contratualizado para assegurar a vigilância da praia da Nazaré de forma permanente até 31 de dezembro de 2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Manuel Sequeira assume a função de Presidente em exercício da Câmara

Manuel António Águeda Sequeira é, desde o passado dia 29 de janeiro, o Presidente em exercício da Câmara Municipal da Nazaré, cargo que ocupará até ao próximo dia 10 de março. A Câmara Municipal tomou, ontem, conhecimento da suspensão de mandato de Walter...

sequeira222