Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
20° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 25° C
24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Construção da área de tratamento do peixe seco

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está em curso a empreitada de construção da zona de apoio à preparação do peixe, integrada no projeto do Museu do Peixe Seco – Museu Vivo, da Nazaré, no exterior do Centro Cultural (antiga lota), edifício com uma forte carga afetiva para a população.

A empreitada, adjudicada à empresa Indugal – Construções SA pelo valor de 93.562,00 euros (+IVA), terá a duração de 90 dias, e irá levar à alteração e ampliação de um espaço exterior, inserido no Centro Cultural.

O novo espaço pretende servir de apoio às peixeiras, na preparação do pescado que é exposto ao sol, para secagem e venda.

O projeto prevê a criação de uma zona húmida para preparação do pescado, e de uma pequena área para arrumação de equipamentos necessários ao processo de lavagem e preparação do peixe fresco para os paneiros.

O Museu e o aumento das condições de apresentação e venda de um dos produtos da gastronomia local mais apreciados por nacionais e estrangeiros, visam realçar um dos elementos diferenciadores da cultura nazarena na atração turística, oferecendo, ao mesmo tempo, melhores condições de trabalho e captar novos agentes para que a tradição se perpetue são alguns dos objetivos deste projeto, constituído por 3 núcleos: Secagem do Peixe (1), Centro Interpretativo (2) e Tratamento de Peixe (3), que ficará concluído em 2017, com a inauguração do último núcleo (3).

O projeto foi apresentado à população, em 2013, pela atual gestão autárquica. “Dá-se mais um passo importante em algo que faz parte da nossa identidade. Queremos preservar a tradição, dar dignidade ao local e a uma atividade secular, dando condições aos que se dedicam a esta atividade”, declarou Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, acerca de um projeto que visa a preservação das tradições.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda