Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Mural na Meia Laranja retrata Nazaré Antiga

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Filipe Ferreira é o autor intervenção artística em curso no mural da Meia Laranja, que vai ganhando forma final, num dos acessos mais frequentados pelos habitantes e pelos visitantes da vila.

Feito a partir de fotografias que retratam a Nazaré antiga, o trabalho de pintura e desenho, deste técnico de restauro, a trabalhar, atualmente, nas Oficinas de Restauro da Confraria Nossa Senhora Nazaré, cria arte num dos muros mais visíveis da vila.

O trabalho, quase terminado, surge após uma conversa com a Autarquia, a quem o autor apresentou o seu projeto para qualificar um espaço público, através da arte.

“Sempre gostei de pintar a Nazaré”, refere Filipe Ferreira, que se inspirou na história da Nazaré, tantas vezes retratada por fotógrafos, cineastas, escritores e artistas plásticos, e aproveitou a oportunidade para “homenagear as raízes culturais”.

Para além deste Mural, autor possui outros trabalhos em espaços públicos e privados que podem ser visitados por todos, tais como no Centro Comunitário; Pátio do Teatro Chaby Pinheiro ou na sala de espera do Centro Hospitalar da Confraria Nossa Senhora da Nazaré.

“A pintura e a arte estão sempre presentes na minha vida. São um objetivo diário”, refere Filipe Ferreira.

A base deste projeto é a qualificação. A arte urbana permite chamar a atenção para situações ou sítios que passam mais despercebidas no dia a dia. Para que um espaço público incentive todo a serem parte do seu uso comum, é necessário que contemplem características que tornam possível a transformação de um espaço de passagem num local de boa qualidade e apreciado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter