Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Marinha efetua manutenção de Boias Oceanográfica de Multiparâmetro no canhão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma equipa especializada do Instituto Hidrográfico realizou durante a passada semana operações para colocar a boia multiparamétrica “CSA 88/2” próximo da cabeceira do Canhão da Nazaré e para retirar a boia “CSA 88/1”, localizada a noroeste das Berlengas, para manutenção.

As boias multiparâmetro são plataformas inovadoras e versáteis que fazem parte do sistema de monitorização da ZEE Portuguesa (MONIZEE), o qual integra um conjunto de redes operacionais de monitorização que permitem a medição de um leque diversificado de parâmetros oceanográficos em tempo real, quer à superfície do mar ou ao longo da coluna de água, e parâmetros meteorológicos na camada limite atmosférica.

Após uma fase inicial dedicada à implementação das redes de monitorização do nível do mar ao longo da costa (rede de estações maregráficas costeiras) e de monitorização da agitação marítima ao largo (rede de bóias ondógrafo), a primeira década do século XXI marcou a transição para novas tecnologias de monitorização marinha, quer com a instalação de uma rede de bóias multiparamétricas ao largo da costa – sistemas capazes de medir um leque diversificado de parâmetros oceanográficos, quer à superfície do mar como na coluna de água abaixo da superfície, e parâmetros meteorológicos na camada limite atmosférica, quer com a instalação de estações costeiras de radares na banda High Frequency, sistemas estes capazes de monitorizar a corrente de superfície numa vasta área do oceano costeiro.

As observações continuadas dos parâmetros relevantes, em localizações fixas ao largo da costa ou cobrindo uma área geográfica de interesse e estendendo-se da superfície até ao fundo, são essenciais para identificar e caracterizar os processos físicos ou biogeoquímicos presentes no oceano aberto e nas regiões costeiras, pondo em evidência regimes dominantes, eventos episódicos ou a existência de tendências e ciclos de longa duração que possam ser associados a variações globais de longo período.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn