O projeto de modernização dos campos agrícolas da cela representa um investimento global de 10 milhões de euros, resultantes de uma candidatura do Estado Português a fundos comunitários, anunciada em 2015, e que agora se encontra definitivamente encaminhada.
O anúncio da abertura do concurso foi feito na sessão pública de esclarecimento “Desenvolvimento Agrícola do Perímetro da Cela” que decorreu a 1 de julho, e que juntou dezenas de técnicos agrícolas para partilhar o seu know-how e experiência sobre as melhores práticas de utilização e rentabilização do perímetro da Cela.
“O projeto de modernização do regadio da Cela é uma revindicação antiga quer da Associação de Beneficiários da Cela e da Câmara de Alcobaça. Estamos a falar de um dos melhores solos agrícolas do país. A produção hortícola e a Maçã de Alcobaça são muito importantes para a economia local, regional e nacional. O concelho de Alcobaça agradece deste de modo ao Governo Português, na pessoa do Sr. Ministro da Agricultura pelo aval definitivo a este projeto essencial. Quero também felicitar a capacidade de organização dos agricultores alcobacenses, neste caso em concreto, dos regantes da Cela, que têm agora uma oportunidade única para usufruir de um desenvolvimento qualitativo do seu trabalho”, afirmou o autarca.
O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos explicou que “esta primeira empreitada, na ordem dos 3.6 milhões incidirá sobre o sistema de rega estará previsivelmente concluída 15 meses após adjudicação. Terá depois lugar um segundo concurso focado nos caminhos de acesso com sensivelmente o mesmo valor e concluído até 12 meses após adjudicação. Seguir-se á ainda um terceiro concurso. Ao todo prevemos que toda a obra de requalificação do perímetro esteja concluída na primavera de 2019.”
A sessão pública de esclarecimento “Desenvolvimento Agrícola do Perímetro da Cela”, foi promovida pela Associação de Beneficiários da Cela, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, entre outras entidades.
0 Comentários