Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Aberto o 1º concurso para modernização do Perímetro de Rega da Cela

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, anunciou, na Cela, a abertura do 1º concurso público para as obras de requalificação do Perímetro de Rega da Cela, publicado, há dias, em Diário da República.

O projeto de modernização dos campos agrícolas da cela representa um investimento global de 10 milhões de euros, resultantes de uma candidatura do Estado Português a fundos comunitários, anunciada em 2015, e que agora se encontra definitivamente encaminhada.

O anúncio da abertura do concurso foi feito na sessão pública de esclarecimento “Desenvolvimento Agrícola do Perímetro da Cela” que decorreu a 1 de julho, e que juntou dezenas de técnicos agrícolas para partilhar o seu know-how e experiência sobre as melhores práticas de utilização e rentabilização do perímetro da Cela.

“O projeto de modernização do regadio da Cela é uma revindicação antiga quer da Associação de Beneficiários da Cela e da Câmara de Alcobaça. Estamos a falar de um dos melhores solos agrícolas do país. A produção hortícola e a Maçã de Alcobaça são muito importantes para a economia local, regional e nacional. O concelho de Alcobaça agradece deste de modo ao Governo Português, na pessoa do Sr. Ministro da Agricultura pelo aval definitivo a este projeto essencial. Quero também felicitar a capacidade de organização dos agricultores alcobacenses, neste caso em concreto, dos regantes da Cela, que têm agora uma oportunidade única para usufruir de um desenvolvimento qualitativo do seu trabalho”, afirmou o autarca.

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos explicou que “esta primeira empreitada, na ordem dos 3.6 milhões incidirá sobre o sistema de rega estará previsivelmente concluída 15 meses após adjudicação. Terá depois lugar um segundo concurso focado nos caminhos de acesso com sensivelmente o mesmo valor e concluído até 12 meses após adjudicação. Seguir-se á ainda um terceiro concurso. Ao todo prevemos que toda a obra de requalificação do perímetro esteja concluída na primavera de 2019.”

A sessão pública de esclarecimento “Desenvolvimento Agrícola do Perímetro da Cela”, foi promovida pela Associação de Beneficiários da Cela, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, entre outras entidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno