Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C

Museu Dr. Joaquim Manso assinala Dia internacional dos Museus

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, que se celebra anualmente a 18 de maio, com os museus de todo o mundo a promoverem as mais diversas atividades, foi também festejado na Nazaré.

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, decorreu no passado sábado, dia 20 de maio, e os museus portugueses associaram-se, uma vez mais, a esta celebração.

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, assinalou a data com um programa variado, composto pelas exposições “Perspetivas d’O Sítio” e “Voando sobre uma Praia de Gaivotas”

A “Perspetivas d’O Sítio” resulta de um projeto desenvolvido com o 10º Ano do Curso de Artes Visuais do Externato D. Fuas Roupinho, orientado pela prof. Sónia Matos. Centra-se na análise do espaço urbano da Nazaré e na sua representação através do desenho. Teve início em janeiro de 2017, incluindo visitas ao Museu Dr. Joaquim Manso e sessões de desenho ao ar livre e na escola. A exposição apresenta os trabalhos elaborados pelos alunos, articulando a representação gráfica de “perspetivas” do Sítio da Nazaré com padrões de tecidos do traje tradicional pertencente à coleção do Museu.

A mostra “Voando sobre uma praia de gaivotas” é uma parceria com o 11º Ano do Curso de Artes Visuais do mesmo estabelecimento escolar, orientado pela mesma docente. Visa estabelecer a ligação entre a coleção do Museu Dr. Joaquim Manso, a identidade piscatória da Nazaré e a obra do ceramista caldense Mário Reis (que elege a Gaivota e o Mar da Nazaré como temática e tem vindo a expor as suas “Gaivotas” em espaços como o emblemático Forte de S. Miguel Arcanjo).

Ambas estão inseridas no projeto “Nazaré Marés de Maio”, um projeto de promoção cultural e turística da Nazaré, com a coordenação de uma série de iniciativas promovidas por várias entidades, associações e particulares, tendo como denominador comum o Mar. Podem ser visitadas até 31 de maio.

Para além das exposições, a celebração do Dia Internacional dos Museus, contou, ainda, com o Grupo de Violas da Universidade Sénior da Nazaré no Museu Dr. Joaquim Manso; e com a exibição multimédia “Voando sobre uma praia de gaivotas”, realizada pelos alunos do 11º Ano do Curso de Artes Visuais do Externato D. Fuas Roupinho, com projeção na fachada da Capitania da Nazaré, na Praça Sousa Oliveira.

Este é o culminar de um projeto educativo de parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e o Externato D. Fuas Roupinho, iniciado em janeiro de 2017. Apela ao sentido estético dos alunos de Artes Visuais orientados pela prof. Sónia Matos, para estabelecer “pontes” criativas entre a tradição piscatória da Nazaré, a coleção artística e etnográfica do Museu Dr. Joaquim Manso e a obra do ceramista caldense Mário Reis, artista que tem vindo a trabalhar, de uma forma criativa e algo satírica, o tema da Gaivota e do Mar da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Novo disco dos The Gift chega às plataformas de streaming

CORAL, o novo disco dos The Gift, editado no passado dia 14 de setembro, apenas disponível em exclusivo na App REV, já chegou a todas as plataformas de streaming. O novo trabalho de estúdio da banda de Alcobaça conta com um conceito único, no qual arriscaram a...

indice