Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C
14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Bombeiros festejam 90 anos de vida

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bombeiros Voluntários da Nazaré assinalam no próximo dia 10 de junho os 90 anos de existência, com a habitual sessão comemorativa no quartel, e o desfile de rua, que este ano se irá estender a todas as localidades do concelho.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Nazaré (AHBVN), fundada em 1927, deverá estrear, em dia de aniversário, uma nova viatura de serviço, um VCOT – Veículo de Comando e Operação Tática, que irá dotar a corporação de maior capacidade operativa e de intervenção, adquirido com o apoio financeiro de 32.788 € (trinta e dois mil setecentos e oitenta e oito euros) da Câmara Municipal.

O aumento de meios e de recursos humanos no corpo de voluntários tem sido uma preocupação da direção da Associação, que tem visto as solicitações crescerem, em parte devido ao aumento da procura turística, dos últimos anos.

“A atração turística da Nazaré tem trazido mais gente à vila e para junto das praias, o que aumentou o número de intervenções dos Bombeiros Voluntários”, disse Joaquim Morais, presidente da Direção da Associação.

Para o antigo comandante da corporação, “a onda (grande) trouxe mais gente, e os bombeiros têm tido um trabalho mais exaustivo. Primeiro, porque fazem a segurança dos locais na época das ondas grandes, depois porque a longo do ano, o número de pessoas que acorre à Nazaré é, também, muito grande”.

Como exemplo do aumento de prestações de serviços, a Direção fala das tradicionais 150 saídas que o INEM costumava registar, e que agora chega às 300.

“Os passantes e os turistas que permanecem na Nazaré, porque muitos já compraram casa cá, levaram ao aumento do número de serviços prestados pela ambulância de emergência médica”, explica Joaquim Morais.

Para além dos equipamentos, o crescimento do corpo ativo de bombeiros em sido, igualmente, uma importante ferramenta na resposta às solicitações da sociedade civil.

“O comandante tem feito um trabalho fabuloso, e temos conseguido aumentar o corpo ativo dos Bombeiros, gente jovem que faz a sua formação e entra para a corporação”, refere o responsável que admite, ainda assim, que com o aumento estrondoso de população nos meses de verão “não há estrutura que aguente, mas a corporação tem sabido responder muito bem até à data”.

As festividades de mais um ano irão começar de 2 de junho, até dia 4, no Parque da Pedralva, com a 1ª edição do Street Food”, composta por animação para as crianças, música, demonstrações por várias instituições do concelho, entre as quais, o Clube de Taekwondo; Rancho Tá-Mar e Folclore Nazaré Mar. A festa termina com uma aula de zumba e uma caminhada solidária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Requalificação dos antigos Paços do Concelho da Pederneira

O projeto de requalificação do edifício da antiga câmara, na Pederneira, para onde está destinada a instalação do tribunal, foi aprovado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. Para Walter Chicharro, que anunciou a aprovação durante a última...

pacos do concelho