Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Bombeiros festejam 90 anos de vida

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Bombeiros Voluntários da Nazaré assinalam no próximo dia 10 de junho os 90 anos de existência, com a habitual sessão comemorativa no quartel, e o desfile de rua, que este ano se irá estender a todas as localidades do concelho.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Nazaré (AHBVN), fundada em 1927, deverá estrear, em dia de aniversário, uma nova viatura de serviço, um VCOT – Veículo de Comando e Operação Tática, que irá dotar a corporação de maior capacidade operativa e de intervenção, adquirido com o apoio financeiro de 32.788 € (trinta e dois mil setecentos e oitenta e oito euros) da Câmara Municipal.

O aumento de meios e de recursos humanos no corpo de voluntários tem sido uma preocupação da direção da Associação, que tem visto as solicitações crescerem, em parte devido ao aumento da procura turística, dos últimos anos.

“A atração turística da Nazaré tem trazido mais gente à vila e para junto das praias, o que aumentou o número de intervenções dos Bombeiros Voluntários”, disse Joaquim Morais, presidente da Direção da Associação.

Para o antigo comandante da corporação, “a onda (grande) trouxe mais gente, e os bombeiros têm tido um trabalho mais exaustivo. Primeiro, porque fazem a segurança dos locais na época das ondas grandes, depois porque a longo do ano, o número de pessoas que acorre à Nazaré é, também, muito grande”.

Como exemplo do aumento de prestações de serviços, a Direção fala das tradicionais 150 saídas que o INEM costumava registar, e que agora chega às 300.

“Os passantes e os turistas que permanecem na Nazaré, porque muitos já compraram casa cá, levaram ao aumento do número de serviços prestados pela ambulância de emergência médica”, explica Joaquim Morais.

Para além dos equipamentos, o crescimento do corpo ativo de bombeiros em sido, igualmente, uma importante ferramenta na resposta às solicitações da sociedade civil.

“O comandante tem feito um trabalho fabuloso, e temos conseguido aumentar o corpo ativo dos Bombeiros, gente jovem que faz a sua formação e entra para a corporação”, refere o responsável que admite, ainda assim, que com o aumento estrondoso de população nos meses de verão “não há estrutura que aguente, mas a corporação tem sabido responder muito bem até à data”.

As festividades de mais um ano irão começar de 2 de junho, até dia 4, no Parque da Pedralva, com a 1ª edição do Street Food”, composta por animação para as crianças, música, demonstrações por várias instituições do concelho, entre as quais, o Clube de Taekwondo; Rancho Tá-Mar e Folclore Nazaré Mar. A festa termina com uma aula de zumba e uma caminhada solidária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter