Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 25° C
18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 24° C

Oeste Jovem 2017 arrancou nas Caldas e vai decorrer em todo o Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Arrancou oficialmente nas Caldas da Rainha o “Oeste Jovem 2017”, que até ao dia 12 de maio irá realizar várias atividades dirigidas a jovens, pela primeira vez por todos os concelhos do Oeste.

Em todos os municípios que integram a Oeste CIM irão decorrer várias iniciativas ligadas à cultura, empreendedorismo, educação, profissões, desportos, mar, música, criatividade e talento.

Jovens de todos os concelhos do Oeste lotaram o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, que acolheu, no passado dia 23, a sessão de abertura, presidida pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

O secretário de estado teceu um grande elogio aos doze municípios do Oeste por se terem juntado na organização “desta grande festa da juventude”. “Tenho um ano destas funções e ainda não estive presente em momento nenhum de juventude que congregasse tantas vontades e tantos municípios ao nível de uma comunidade intermunicipal”, declarou.

O governante falou para os jovens, apelando que exijam aos políticos responsáveis pelo país que “não estejam sempre a falar do futuro e que façam coisas no presente para vocês, como o que está a ser hoje aqui proporcionado com momentos de fruição artística, cultural e desportiva, debatendo a responsibilização e consciência das problemáticas sociais”.

João Rebelo disse ainda aos jovens que “é fundamental que participem nas ações, nas atividades, estudando sempre, mas procurem fazer mais do que estudar só dentro da sala de aula. O governo está empenhado em reconhecer a educação não formal, que se faz no associativismo juvenil”.

O governante apelou ainda à continuação dos estudos, pois “estudando estão a preparar o vosso futuro e a possibilidade de terem mais oportunidades”.

Aproveitou também para falar sobre alguns dos programas que o Governo está a desenvolver no âmbito do apoio aos jovens, como é o caso dos programas promovidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da disponibilização de estágios profissionais ou ainda do apoio ao arrendamento jovem.

Estiveram também presentes na sessão de abertura do evento, a presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, a diretora regional do IPDJ de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, além dos doze autarcas do Oeste.

Após a atuação do grupo de bombos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, coube ao autarca anfitrião a intervenção inaugural, tendo Tinta Ferreira começado por afirmar a sua satisfação por “termos finalmente conseguido organizar o Oeste Jovem com os doze municípios”, algo que “é notável”.

O edil caldense salientou ainda a importância desta interligação entre os jovens de todos os concelhos da região, tendo mesmo afirmado que são estes jovens “que vão criar a cultura do Oeste, no futuro, para bem da região e do país”.

Pedro Folgado, presidente da Oeste CIM, destacou a importância da região Oeste para o país, realçando a riqueza, em termos históricos, culturais, patrimoniais, paisagísticos ou gastronómicos, existente nos concelhos que a compõem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Natal encerra bom balanço positivo

O Óbidos Vila Natal encerrou as suas portas no passado dia 4 de janeiro, com um balanço muito positivo. Durante mais de um mês, a vila medieval de Óbidos recriou um Reino Encantado e recebeu cerca de 200 mil visitantes, tanto portugueses, como estrangeiros, que...

Obidos Vila Natal balanco final

Estudante do Politécnico de Leiria distinguido com o prémio

Nuno Caseiro, estudante do mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi distinguido com o prémio ‘Reconhecimento Alcino Lavrador’, atribuído pela Altice Labs, que visa...

nuno

Nazarenos e Alcobacenses podem viajar no Oeste gratuitamente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) lançou o Passe M Oeste, que garante a mobilidade gratuita dentro dos seus 12 municípios e uma redução para 40 euros da modalidade inter-regional, equiparando-se ao valor dos títulos coletivos de transporte na Área...

passem topo v2