Q

Previsão do tempo

  • Saturday 17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Requalificação dos Paços do Concelho em curso

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tiveram início as obras de requalificação do edifício dos Paços do Concelho. O piso superior é a primeira área a intervir, com a renovação da cobertura e reabilitação do Salão Nobre.

No início de março terão início as obras no restante edifício, e surgirá, daí, uma nova imagem dos Paços do Concelho, onde irão passar a ser prestados novos serviços, nomeadamente com a instalação do Espaço do Cidadão, um ponto de contacto para a prestação de serviços online, onde os cidadãos serão atendidos por pessoas previamente formadas e qualificadas para ajudar os cidadãos a beneficiar dos serviços digitalizados, tais como: ADSE Direta e Serviços de Atendimento; IGAC – Inspeção geral das Atividades Económicas; DGC- Direção Geral do Consumidor; IMT – Instituto de Mobilidade e dos Transportes; Renovação das Cartas de Condução ou renovação de certificado de residência, entre outros.

Em contrapartida, o balcão dos Serviços Municipalizados, a funcionar atualmente no espaço de atendimento, no piso intermédio do edifício, será transferido para instalações próprias, numa das lojas modernizadas do Mercado Municipal (Av. Vieira Guimarães).

“Os esforços desenvolvidos no sentido da redução da dívida permitem-nos, hoje, ter uma maior capacidade de investimento, sendo os edifícios camarários os que mais necessitam de requalificação”, afirma Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “o edifício sede é, neste momento, prioritário, face à elevada degradação que apresenta, evidente nas falhas na cobertura que estiveram na origem da inundação do edifício, durante o Inverno, ou que chovesse em vários gabinetes, nomeadamente no do Presidente”.

As obras em curso visam melhorar as condições estéticas e de segurança de um edifício que não era intervencionado a fundo há décadas; assim como as de trabalho para os funcionários e de atendimento aos munícipes.

“Com esta requalificação pretendemos, igualmente, dignificar o Salão Nobre dos Paços do Concelho, a principal sala de receção do Município a individualidades”, disse ainda o autarca.

O edifício dos Paços do Concelho, para além do seu valor arquitetónico e artístico, guarda, em si, importantes acontecimentos da nossa história.

Datado de 22 de maio de 1941, nasceu como “Casa dos Pescadores”, onde foram instaladas as chamadas Casas de Trabalho para as raparigas (onde aprendiam as primeiras letras, noções básicas de corte e costura, cozinha, puericultura, ensino religioso e moral) e Escolas de Pesca para os rapazes, onde estes faziam a preparação técnica para o manejo das artes de pesca; bem como a escola profissional de pesca. Em julho de 1983, o edifício depois de sofrer remodelações no seu interior, passa a ser ocupado pelos serviços da Câmara Municipal da Nazaré onde se mantêm até hoje.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter