Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Centro Social de Famalicão prepara construção de Lar

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cento Social de Famalicão está a preparar um novo serviço de apoio à população e que poderá entrar em funcionamento em meados de 2018.

“E um processo iniciado, que terá capacidade para acolher 56 pessoas. Trata-se de um lar, cujo projeto de arquitetura já foi apresentado publicamente. Estamos a ultimar pormenores, visitando, nomeadamente outras instituições para retirarmos exemplos, e depois iremos formalizar a candidatura a ajudas, já que o investimento nesta nova valência está avaliado em 1.6 milhões de euros”, explicou Rui Oliveira, presidente da Direção do CS Famalicão.

Para a instituição, o Lar representa um importante desafio na sua organização. “Obriga a um conjunto de fatores que teremos de iniciar, nomeadamente ao nível dos recursos humanos. Queremos fazer algo de novo, inovador, diferente do habitual, com dinâmicas próprias”.

Para concretizar este projeto, a Instituição calendarizou uma série de iniciativas, algumas a iniciar ainda durante o segundo semestre deste ano. Envolver a comunidade e angariar fundos para fazer face às despesas que começam a surgir com a fase de projeto e especialidades são os próximos objetivos.

Uma noite de fados, os Santos Populares são algumas das iniciativas planeadas para angariar verbas. Já a instalação do lar obrigará à candidatura a fundos específicos. “Esta construção passará pela ampliação da atual sede, que ficou concluída há um ano. O nosso grande objetivo era ver a obra arrancar em 2017, mas estamos dependentes da aprovação da candidatura a fundos para a fazer. O programa 2020, a nossa grande esperança, ainda não abriu nenhuma janela de oportunidade para este tipo de projetos, mas sabemos que isso deverá acontecer em breve. Estamos atentos”.

O Centro Social de Famalicão dispõe, desde há um ano, de melhores condições de resposta à população que serve, com um centro de dia para 40 utentes; serviço de creche, com capacidade para 40 crianças; apoio domiciliário para 35 utentes; a cantina social para o concelho da Nazaré, e Banco Alimentar.

A funcionar num edifício amplo e moderno, localizado no centro da vila, beneficia de muita luz natural, é composto por uma receção, dispõe de uma ala infantil, com berçário, 3 salas de creche (permite responder às necessidades e projetar a ampliação) e refeitório das crianças; pátio exterior interno de 200 metros quadrados; Centro de Dia, equipado com gabinete médico e gabinete de enfermagem, e pela área administrativa e de direção, localizada num dos topos do equipamento.

Recentemente, o Centro de dia foi reequipado com uma viatura, que transporta utentes com mobilidade reduzida. A carrinha foi paga através de fundos próprios, donativos e iniciativas, realizadas junto da população. Transporta cerca de 9 passageiros, com dois lugares destinados a dependentes de cadeiras de rodas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

CDU questiona executivo da Câmara sobre o destino de pescado fresco

A CDU exigiu esclarecimentos sobre o destino dado a uma quantidade elevada de pescado fresco adquirido pela Câmara Municipal alegando destinar-se às cantinas escolares. “Recebemos informações de que o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, pode...

joao delgado