Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 18° C
23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 19° C
25° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 19° C

Mosteiro de Coz somou 1.600 visitantes desde a abertura ao público em agosto

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Mosteiro de Santa Maria de Coz, em Alcobaça, recebeu 1.600 visitantes desde agosto, no âmbito de um projeto de revitalização do monumento desenvolvido pela autarquia, anunciou o município.

“Desde que abriu ao público, em agosto [de 2016] o mosteiro tem despertado grande interesse, tendo já atingido as 1.600 visitas”, afirmou a vereadora da Cultura na Câmara de Alcobaça, Inês Silva.

O monumento, inscrito desde abril de 2016 na Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, organismo que promove o legado europeu da Ordem de Cister e que integra 200 monumentos de 11 países, está aberto para visitas no âmbito de um projeto de “revalorização e revitalização quer do mosteiro quer do espaço adjacente”, explicou a vereadora aludindo a exposições e outras atividades que decorrem no antigo celeiro.

“Temos tentado captar outros públicos, para além das pessoas interessadas na história de Cister e nesse sentido facultamos sempre visitas guiadas, gratuitas, quer para grupos, escolas ou visitantes isolados”, afirmou a mesma responsável.

O relançamento do monumento está a ser feito em parceria com entidades como a Junta de Freguesia de Coz, Alpedriz e Montes, e o Centro Social e de Bem estar, “apostando também na divulgação dos saberes tradicionais e do artesanato local, como as cestas de vime”, acrescentou Inês Silva.

O objetivo é, segundo a vereadora, “aumentar a visibilidade daquele património” que tem em curso um processo de classificação como monumento nacional.

O mosteiro remonta a 1279 e a sua origem é atribuída ao abade alcobacense D. Fernando, que o destinou a acolher viúvas que pretendiam levar uma vida religiosa.

Entre 1519 e 1527 o conjunto foi alvo de obras de ampliação, o que veio a repetir-se por várias vezes até 1716, ano em que foi concluído o processo decorativo, que dotou a igreja e seus anexos de altares de talha dourada, revestimentos de azulejos e pinturas.

Na igreja abacial merece destaque o coro das monjas, com um portal manuelino de fundo e o cadeiral executado entre o final do século XVII e o início do XVIII. A este, sobrepõe-se o revestimento integral das paredes com produções de azulejos, como também se verifica nos painéis de azulejo da sacristia com cenas da vida de Bernardo de Claraval, o maior impulsionador da Ordem de Cister e uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII.

Ainda na igreja, dividida a meio por uma grade de clausura em talha dourada que separa o coro da igreja dos fiéis, destaca-se a abóbada com os seus 80 caixotões de madeira, datados de 1718-1720, que representam temas iconográficos típicos da espiritualidade cisterciense. Na igreja dos fiéis, ganha relevo o conjunto de altares em talha dourada, dos fins do século XVII, a balaustrada e o retábulo do altar-mor, em talha dourada.

No exterior destacam-se as estátuas de São Bento e de São Bernardo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

Empresários do Oeste reunidos no Museu do Vinho para planear o novo ano

Mais de 100 empresas de toda a região Oeste marcaram presença no Museu do Vinho (22 de janeiro), para a sessão "O que esperar de 2025: Uma análise económica e financeira da região Oeste". Promovida pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, com o apoio da...

Airo

Abertos concursos públicos para requalificação do Mosteiro de Alcobaça

Em sede de reunião de câmara realizada, no passado 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, foi aprovada por unanimidade a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça. Ao todo, estas empreitadas representam um investimento...

alcobaca