Os números são agora revelados pela organização do evento, num relatório que dá também conta de uma audiência de 35.000 pessoas na transmissão online, com os EUA e o Brasil a liderarem uma lista de 87 países. A estes valores, somam-se ainda as cerca de 5000 pessoas que terão passado pela Praia do Norte, local da prova em 2016, para assistir à competição ao vivo.
Nas redes sociais, o evento alcançou cerca de 1 milhão de visualizações (vídeos) e 44.800 partilhas (notícias), gerando um total de 279.000 likes em conteúdos partilhados nas contas de Facebook do Capítulo Perfeito e parceiros do evento, bem como dos surfistas envolvidos.
Segundo relatório da agência de clipping e valorização NewsSearch, o Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver gerou um retorno mediático de 14 milhões de euros em televisão, 354.000 euros na imprensa, 491.000 euros na WEB e 155.000 na rádio. Para estes valores contribuíram 210 notícias veiculadas na internet, 72 na televisão e 61 na imprensa.
Os números agora revelados vêm comprovar o poderoso apelo que a Praia do Norte exerce sobre as audiências um pouco por todo o mundo, reforçando o seu posicionamento enquanto um dos maiores e mais atrativos palcos do surf competitivo a nível mundial.
As audiências refletem também a notoriedade crescente de um evento que completou em 2016 a sua quinta edição, alcançando o maior número de espectadores e retorno mediático de sempre. O retorno promocional global da marca Nazaré alcançou o valor recorde de 15 milhões de euros, premiando a autarquia, na pessoa do presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, pela decisão de apostar num evento de surf inovador que colocou novamente a Nazaré no centro dos holofotes mediáticos, comunicando a Praia do Norte como um destino de ondas perfeitas e não apenas como um surf spot de ondas gigantes.
“A satisfação é total pelos dados de retorno de um evento que contribuiu para desmistificar o facto de a Praia do Norte não ter apenas ondas gigantes, confirmando-a como surf spot do momento para as marcas e para o próprio concelho da Nazaré e versátil para as diversas modalidades de mar”, afirmou Walter Chicharro.
A organização do Capítulo Perfeito agradece a todas as entidades do município da Nazaré envolvidas na organização do evento, nomeadamente à Câmara Municipal e Escola Profissional da Nazaré, ao Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e polícia municipal, bem como aos estabelecimentos de hotelaria e restauração que receberam e serviram as cerca de 100 pessoas diretamente envolvidas no evento.
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Quiksilver foi homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Quiksilver, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e contou com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.
0 Comentários