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Nazaré Challenge 2016 gerou retorno de 7 milhões de euros

JL

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O Nazaré Challenge, uma etapa do circuito Big Wave Tour da World Surf League que se realizou na Praia do Norte no dia 20 de dezembro de 2016, gerou um retorno de 7 milhões de euros ao nível da comunicação e promoção.

De acordo com a entidade representante da World Surf League em Portugal que coorganizou este evento com a Câmara da Nazaré, o Nazaré Challenge gerou 181 notícias, entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2016, e um retorno promocional da marca Nazaré de 7,2 milhões de euros, surgindo a televisão como a plataforma informativa que mais tempo de emissão dedicou ao assunto (86% ); seguido da internet (7% ), imprensa escrita (4% ) e da rádio (2% ).

Por países, os Estados Unidos lideraram a audiência a este evento, seguindo-se o Brasil, Austrália e Portugal.

Uma outra aposta da WSL, a comunicação nas plataformas de social media – Facebook, Twitter e Instagram, saiu, igualmente, vencedora neste evento. O evento da Nazaré atingiu as 3,5 milhões de visualizações.

“A Nazaré mostrou ao mundo que tem todas as condições para receber eventos desta magnitude. Mais uma vez o Canhão da Nazaré não desiludiu e presenteou o evento com ondas perfeitas, entre os 10 e os 15 metros de altura”, refere a WSL, para quem este “foi sem qualquer tipo de dúvida, o evento mais duro que a organização já desenvolveu”.

Um dos fatores chave deste campeonato foi a capacidade operacional de todos os intervenientes. “Desde a organização à Câmara Municipal da Nazaré, todos os que fizeram parte deste evento enfrentaram a dura tarefa de operacionalizar um evento desta magnitude em menos de 72 horas”, refere ainda a WSL no seu relatório.

A Praia do Norte tem vindo a ser palco de algumas das maiores exibições de ondas grandes, em todo o mundo. Detém o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada e é o palco de superação de limites de muitos big riders de ondas grandes.

“A realização de uma grande competição internacional na Nazaré, preferencialmente, com a chancela da World Surf League (WSL), sempre foi um objetivo da atual gestão camarária, pelo que foi com uma enorme satisfação que alcançámos esse objetivo, recebendo a principal prova de ondas grandes e os melhores atletas do planeta no Nazaré Challenge 2016, e que recebemos, hoje, a indicação do importante retorno obtido”, afirma Walter Chicharro.

Para o autarca, os números “confirmam que se tratou de uma boa aposta do Município na promoção da Nazaré”, junto de vários mercados”, estimando que “as próximas coorganizações com a WSL possam ser ainda mais proveitosas”.

Estima-se que 20.000 pessoas tenham passado pela zona de evento, no dia 20 de novembro, uma terça-feira.

“O Município da Nazaré continuará a desenvolver uma estratégia de afirmação das potencialidades únicas do seu Mar, em benefício do concelho da Nazaré, da economia local e do desenvolvimento da nossa terra”.

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