De acordo com a entidade representante da World Surf League em Portugal que coorganizou este evento com a Câmara da Nazaré, o Nazaré Challenge gerou 181 notícias, entre 15 de outubro e 31 de dezembro de 2016, e um retorno promocional da marca Nazaré de 7,2 milhões de euros, surgindo a televisão como a plataforma informativa que mais tempo de emissão dedicou ao assunto (86% ); seguido da internet (7% ), imprensa escrita (4% ) e da rádio (2% ).
Por países, os Estados Unidos lideraram a audiência a este evento, seguindo-se o Brasil, Austrália e Portugal.
Uma outra aposta da WSL, a comunicação nas plataformas de social media – Facebook, Twitter e Instagram, saiu, igualmente, vencedora neste evento. O evento da Nazaré atingiu as 3,5 milhões de visualizações.
“A Nazaré mostrou ao mundo que tem todas as condições para receber eventos desta magnitude. Mais uma vez o Canhão da Nazaré não desiludiu e presenteou o evento com ondas perfeitas, entre os 10 e os 15 metros de altura”, refere a WSL, para quem este “foi sem qualquer tipo de dúvida, o evento mais duro que a organização já desenvolveu”.
Um dos fatores chave deste campeonato foi a capacidade operacional de todos os intervenientes. “Desde a organização à Câmara Municipal da Nazaré, todos os que fizeram parte deste evento enfrentaram a dura tarefa de operacionalizar um evento desta magnitude em menos de 72 horas”, refere ainda a WSL no seu relatório.
A Praia do Norte tem vindo a ser palco de algumas das maiores exibições de ondas grandes, em todo o mundo. Detém o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada e é o palco de superação de limites de muitos big riders de ondas grandes.
“A realização de uma grande competição internacional na Nazaré, preferencialmente, com a chancela da World Surf League (WSL), sempre foi um objetivo da atual gestão camarária, pelo que foi com uma enorme satisfação que alcançámos esse objetivo, recebendo a principal prova de ondas grandes e os melhores atletas do planeta no Nazaré Challenge 2016, e que recebemos, hoje, a indicação do importante retorno obtido”, afirma Walter Chicharro.
Para o autarca, os números “confirmam que se tratou de uma boa aposta do Município na promoção da Nazaré”, junto de vários mercados”, estimando que “as próximas coorganizações com a WSL possam ser ainda mais proveitosas”.
Estima-se que 20.000 pessoas tenham passado pela zona de evento, no dia 20 de novembro, uma terça-feira.
“O Município da Nazaré continuará a desenvolver uma estratégia de afirmação das potencialidades únicas do seu Mar, em benefício do concelho da Nazaré, da economia local e do desenvolvimento da nossa terra”.
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