Q

Previsão do tempo

5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
2° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C

“Presépios Tradicionais da Nazaré” em exposição na antiga lota

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” estão em exposição no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) de 18 de dezembro a 8 de janeiro.

Dos presépios tradicionais em barro aos mais atuais, a exposição mostra a evolução das representações do nascimento de Jesus, ao longo de várias décadas.

A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais – Praia, Pederneira e Sítio – é um dos destaques desta exposição, composta por mais de 150 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico representado, como a Casa da Câmara, da Pederneira; o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Coreto; a Ermida da Memória; o Forte de S. Miguel Arcanjo; as hortas da Pederneira; a marginal; os challets e as casas típicas dos pescadores.

“Temos aqui representado o período 1930-1940, para nós o que mais características interessantes apresenta, do ponto de vista cultural e típico da Nazaré”, explica Fernando Barqueiro, do Grupo Etnográfico, adiantando que pretende, através desta exposição, mostrar “as salas de visita da Nazaré e as raízes culturais de cada um dos núcleos populacionais, com grande significado histórico para a formação desta povoação”.

Composta por cinco grandes presépios, a exposição apresenta, ainda, outra criação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o presépio “nazareno”, em que as figuras envergam os trajes tradicionais locais. O cenário do nascimento de Jesus é uma embarcação de pesca típica.

Manter viva a tradição e costumes do festejo desta quadra são alguns dos objetivos desta mostra, que conta com os trabalhos dos artesãos Fernando Barqueiro e Edmundo José Barbosa.

Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” podem ser visitados de segunda a domingo.

A entrada é gratuita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ohai Nazaré oferece atividades de Natal para as famílias

O Ohai Nazaré apresenta, de 16 a 18 de dezembro e 29 de dezembro a 1 de janeiro, atividades especiais dedicadas ao Natal. “Para que o espírito natalício envolva toda a família, a sexta-feira é o dia reservado para as sessões de cinema”, refere a organização. “E...

ohai nazare glamping 11