Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
Bombeiros da Nazaré então entre os mais eficientes

Bombeiros de Alcobaça vencem concurso “Eco-Bombeiros

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alcobaça e Arruda dos Vinhos têm os quartéis de bombeiros mais eficientes e com maior redução dos consumos de energia na Região do Oeste, onde as 24 corporações alcançaram poupanças energéticas anuais na ordem dos 13 mil euros.

De acordo com a Oeste Sustentável (Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste), que teve com base a monitorização e avaliação de consumos de energia elétrica realizada entre outubro de 2014 e agosto de 2016 nos 24 quartéis de bombeiros da sua área de influência, os Bombeiros Voluntários de Alcobaça são, na região do Oeste, aqueles que têm o quartel mais eficiente.

Os resultados da avaliação valeram à corporação de Alcobaça o primeiro prémio do concurso “Eco-Bombeiros”, na categoria “Quartéis Mais Eficientes”, competição em que Arruda dos Vinhos venceu a categoria “Maior Redução de Consumo de Energia Elétrica”, com uma redução superior a 16% .

A participação das 24 corporações de bombeiros afetos à OesteSustentável no concurso traduziu-se na vinda, para a Região, de “11 dos 20 prémios a concurso, na sequência das medidas da “adoção de comportamentos mais eficientes que levaram à consequente poupança global de mais de 69.500 kWh/ano”, o que, segundo a agência, traduz “aproximadamente uma poupança anual de cerca de 13 mil euros nas faturas de energia elétrica das corporações”.

Além de Arruda dos Vinhos, em termos de redução da fatura, salientaram-se, também, os bombeiros de Pataias (em 2º. lugar, também com 16% ), Torres Vedras (15% ), Peniche S. Martinho do Porto (ambos com 5% ).

Já quanto aos quartéis mais eficientes da região, depois de Alcobaça, classificaram-se os do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Nazaré.

O desempenho permitiu às corporações do Oeste arrecadar no conjunto 15 mil euros em prémios em forma de equipamentos e serviços de energia.

A medida “Eco-Bombeiros” é uma iniciativa da S. Energia – Agência Regional de Energia do Barreiro, Moita e Montijo, visando a promoção de boas práticas de eficiência energética em quartéis de bombeiros dos municípios sob acompanhamento da OesteSustentável, da AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, da AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e da ENEAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

No total, estiveram envolvidas no projeto um total de 59 corporações de bombeiros que participaram no concurso apoiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A OesteSustentável tem como associados todos os municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste – Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras – e desenvolve, desde 2010, projetos para a promoção da gestão sustentável dos recursos naturais da região.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno