Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Cantores líricos Luís Peças e João Paulo Ferreira atuaram em Inglaterra

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os cantores líricos Luís Peças e João Paulo Ferreira, acompanhados pela pianista Claire Tester, realizaram uma digressão por Inglaterra, durante a qual interpretaram peças do Cancioneiro de Elvas, entre outras.

No passado dia 10, os dois contratenores, acompanhados ao piano por Claire Tester, cantaram na igreja de Santa Cruz, em Binsted, no leste do condado de Hampshire, no sul de Inglaterra.

O programa deste recital incluiu “Porque me não vês Joana”, “Já não podeis ser contentes”, canções do Cancioneiro de Elvas (século XVI), assim como “Ay linda amiga”, de autor anónimo, também do século XVI, e ainda, entre outras obras, canções populares espanholas, recolhidas por Federico Garcia Lorca, designadamente “Zorongo”, “Las morillas de Jaen”, “Las tres hojas”, “La tarara” e “Los reyes de la baraja”.

O recital incluiu, igualmente, obras de César Franck (1822-1890), “Panis angelus”, Franz Schubert (1797-1828), “Der Tod und das Mädchen” (“A morte e a donzela”), e de Cláudio Monteverdi (1567-1643), “Sì dolce è’l tormento”.

No passado dia 12, os cantores líricos atuaram na igreja de Nossa Senhora da Ascensão, em Londres, onde apresentaram um programa com algumas peças comuns ao de Binsted, nomeadamente as do Cancioneiro de Elvas, de Cláudio Monteverdi, César Franck e Franz Schubert, a que se juntam outras, como as árias “Ombra mai fu”, de Georg Friedrich Handel (1685-1759), e “Speramza”, de Vicente Martín y Soler (1754-1806).

A digressão encerrou em Vuxton, na região de Medway, no sudeste de Inglaterra, onde os dois contratenores atuaram na igreja de S. João Batista.

O contratenor Luís Peças tem atuado com regularidade em palcos europeus e norte-americanos.

França tem sido o país onde o cantor lírico se tem apresentado mais vezes, tendo atuado, entre outros templos, na Catedral de Saint-Louis des Invalides, em Paris. O cantor tem-se apresentado em festivais acompanhado pela pianista Paulle Grimaldi e pelo Ensemble Barroco do Chiado. Em Portugal, é presença assídua em recitais no Mosteiro de Alcobaça, no centro do país.

O contratenor brasileiro João Paulo Ferreira iniciou a sua carreira internacional no verão de 2014, com o Nido Delas Artes International Opera Tour, tendo atuado no México, Panamá e Costa Rica.

Ainda em 2014, estreou-se em Portugal, num recital com Luís Peças, no santuário de N.S.ª da Nazaré, na cidade da Nazaré, centro litoral do país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...