Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 17 a 20 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça é palco da XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Alcobaça tem, na doçaria conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o pão de ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.

Será ainda possível degustar o melhor receituário conventual de mais de trinta participantes nacionais e internacionais (Brasil, Bélgica, Espanha e França).

Iguarias em destaque: Cornucópias (Alcobaça), pão de ló de Alfeizerão (Alcobaça), Pastéis de Santa Clara (Coimbra), Brisas do Liz (Leiria), Licor de Ginja (Alcobaça), Licor de Singeverga (Roriz – Santo Tirso), D. Rodrigo (Portimão), Pão de Rala (Alentejo), Trouxas do Mondego (Tentúgal), Pudim Abade de Priscos (Braga).

Uma vez mais, a Mostra irá ter a participação especial da Abadia de Herkenrode, em Hasselt (Bélgica) – fundada em 1182 – e da sua cerveja conventual belga, reconhecida pela Federação Belga de Cervejeiros. Designada por Cerveja da Abadia Belga “Herkenrode Tripel”, recebeu, em 2011, o prémio ouro do International Institute for Quality Selections “Monde Selection”.

Este ano a Mostra irá contar, pela primeira vez, com a Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto trará as suas “compotas com chocolate” e as “rosáceas de Bande”.

Outras ordens religiosas presentes na Mostra são a Ordem de Cister, Ordem de Santa Clara, Ordem de São Bento e Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo.

O evento está aberto no dia 17 de novembro, das 15h às 23h, nos dias 18 e 19, das 10h30 às 23h, e no dia 20, das 10h30 às 21h.

As entradas custam um euro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

Trabalhadores dos rebocadores costeiros veem as suas pensões repostas

Trabalhadores dos navios rebocadores costeiros viram as suas pensões suspensas durante cerca de dois anos devido a uma reinterpretação da Lei. Para além da suspensão, o Centro Nacional de Pensões impunha a reposição das pensões auferidas nos dois últimos anos....

rebocador 1