Q

Previsão do tempo

4° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
5° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C
7° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 10° C
  • Monday 11° C

Alcobaça tem rede de apoio social única no país

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A rede social de Alcobaça torna o concelho num caso único, a nível nacional. É o concelho com mais Misericórdias em Portugal (5) e o segundo do distrito de Leiria, a par de Pombal, com mais instituições sociais (27), empregando mais de 1000 colaboradores e beneficiando cerca de 4000 utentes.

“O concelho destaca-se no plano nacional em diversas áreas, em particular, na área social que está em constante inovação e que, como tal, necessita de permanente reflexão conjunta e partilhada entre os seus profissionais. A Câmara Municipal tem sido e será sempre um parceiro presente e disponível para colaborar com as instituições sociais concelhias”, afirmou Paulo Inácio na sessão de abertura das Jornadas Sociais que decorrem nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

As Jornadas Sociais são uma iniciativa do Município de Alcobaça em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social de apoio ao idoso do concelho e visam a reflexão sobre os novos desafios e trilhos a tomar por parte dos atores sociais.

Paulo Inácio anunciou ainda que “está previsto para o Orçamento Municipal de 2017 a implementação de novos e inovadores apoios sociais” por parte da autarquia, nomeadamente, o reforço dos mecanismos financeiros para o arrendamento social, uma medida que não só minimiza o estigma da habitação social como também apoia em, simultâneo, os beneficiários e os arrendatários, estimulando o mercado de arrendamento, o estabelecimento de protocolos com IPSS dotadas de cantinas sociais que terão a tarefa de identificar utentes dessas mesmas cantinas que possam ser empregados pelas IPSS com o apoio financeiro da Câmara Municipal. “Trata-se de uma medida de reinserção social e de fomento da empregabilidade”, reforçou o edil.

Igualmente presente na sessão da abertura, a Diretora do Centro Distrital de Leira do Instituto da Segurança Social, Maria do Céu Mendes, destacou o “papel importante da Câmara Municipal de Alcobaça no apoio incondicional que tem dado às IPSS”.

Joaquim Guardado, Presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas, chamou a atenção para as “recentes estimativas que apontam para que, em 2020, 50% dos utentes das instituições sociais sofram de demência. É um cenário que traz novos desafios que precisam de ser refletidos e ponderados em iniciativas como esta.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara Municipal prepara novos perímetros de rega no concelho

Um ano após a inauguração da requalificação e modernização do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes regressou, no passado dia 28 de novembro, à Associação dos Beneficiários da Cela, para abrir as XIII...

rega

Desagregação da União de Freguesias Pataias-Martingança chumbada

A desagregação da União de Freguesias Pataias-Martingança foi chumbada no passado dia 8 de dezembro, em Assembleia de Freguesia Extraordinária, com 8 votos contra e 5 a favor. Um grupo de cidadãos da Martingança pedia o regresso à configuração política do passado,...