Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

Museu do Peixe Seco começa a ganhar forma

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está a ganhar forma uma parte do futuro Museu do Peixe Seco. O estendal do peixe começou a ser intervencionado e a nova forma de disposição desta arte de conservação de peixe começa a ser visível.

A Câmara Municipal, dona da obra, anunciou que a empreitada deverá ser inaugurada em meados de dezembro.

O estendal irá desaparecer e dar lugar a um novo, instalado numa plataforma moderna, e que será elevada à altura da marginal para facilitar a comunicação entre peixeiras e público, e permitir que os visitantes possam circular, conhecendo o processo de secagem e a sua antiguidade.

Onze peixeiras dedicam-se à secagem do peixe, mas o projeto do Museu prevê a criação de 17 lugares. “Temos em perspetiva que, com as condições melhoradas, este lugar possa captar novos interessados em criar postos de trabalho”, afirmou Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, para quem esta é uma zona muito especial, pela existência da antiga lota (Centro Cultural da Nazaré), a exposição das embarcações tradicionais e a secagem do peixe.

A preservação das tradições e a modernização da marginal (cuja obra de requalificação da parte sul terá início, também, em outubro), integram o plano de gestão da Câmara na transformação daquele local como central, em termos de património histórico, tornando-se, de futuro o “centro da Nazaré”.

A colaboração da Câmara Municipal com uma futura entidade (a criar) na certificação do peixe seco, a promoção do produto em Feiras ou eventos nacionais e internacionais, a realização de Mostras Gastronómicas com o Carapau Seco/Enjoado, bem como a candidatura do Peixe Seco a Património Cultural Imaterial e a apresentação do livro sobre a arte da secagem do peixe (aborda as diferentes fases da produção até ao produto final), que será oferecido em cerimónias/atos oficiais são algumas das ações previstas para a preservação de uma atividade económica secular, quase única no país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal