Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
18° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C
18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 24° C

Livro comemorativo dos 500 anos dos forais de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançada a obra “500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I”, um trabalho de referência sobre um período seminal da História quer da região quer do país.

Editado pela Câmara Municipal de Alcobaça, com a coordenação científica do Professor Saul Gomes, foi lançado a 24 de setembro, no Mosteiro de Coz. O livro retrata um processo complexo e longo, feito de sucessivos avanços e recuos que se traduziram em conflitos de interesses entre a Abadia de Alcobaça e a tendência municipalista centrada nos direitos das populações locais dos antigos coutos de Alcobaça.

Com um levantamento de todos os forais concedidos pelo Rei D. Manuel I no território do atual concelho de Alcobaça, entre 1514 e 1515, recorrendo aos originais e a reproduções de época que sobreviveram até aos dias de hoje, o livro refere que, no concelho de Alcobaça, existem três documentos originais, nomeadamente, os de Cela, Turquel e Alpedriz. Este último foi recentemente adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça.

“Os forais simbolizam uma certa emancipação municipalista perante o domínio da Igreja e representam o início de um processo de laicização do estado português que é naturalmente herdeiro de uma matriz cultural judaico-cristã.

Constituem documentos fulcrais na nossa história pois ajudaram a moldar a nossa realidade atual. Com esta obra, a Câmara Municipal de Alcobaça cumpre o seu desígnio de contribuir para tornar perene um período essencial da História de Portugal, pois só compreendendo a nossa História poderemos evoluir como povo e como Nação”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

A vereadora da Cultura, Inês Silva, recordou “o importante envolvimento das Juntas de Freguesia e das populações locais nas comemorações dos 500 anos dos Forais. Destaca-se ainda ao contributo da comunidade educativa, que ao longo das comemorações organizaram diversas peças de teatro alusivas a este período”.

“Este foi o processo mais complexo de atribuição de forais no contexto nacional. A Abadia de Alcobaça foi, neste período, o maior senhor feudal de Portugal. Nos terrenos vizinhos dos coutos de Alcobaça pagava-se um 1/8 de imposto. A Abadia cobrava 1/4 e, no entanto, devido às propriedades dos solos desta região, as pessoas preferiam mudar-se para esta região. Alcobaça é, de facto, uma terra privilegiada a vários níveis o que, em grande medida, esclarece a resistência do Abade em acatar as importantes mudanças instituídas nestes documentos. Queria ainda destacar o apoio inestimável dos técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça. Esta obra serve de exemplo para ilustrar os proveitos que se podem retirar quando as autarquias investem em quadros qualificados e com talento”, sublinhou o professor Saul Gomes.

O lançamento do livro “500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I” enquadrou-se nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2016.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

Músicos da Nazaré participaram no grande evento rockin’1000 Leiria

Três jovens residentes no concelho da Nazaré participaram no Rockin'1000, um concerto da maior banda de rock do mundo, que decorreu no sábado passado, no Estádio Municipal de Leiria. Hélder Dias, baterista natural da Nazaré e membro integrante da banda "Canja",...

rock

Feira do Livro regista recordes de visitantes

Encerrou, no passado domingo, 18 de agosto, mais uma Feira do Livro, uma iniciativa da coletividade Biblioteca da Nazaré, que decorreu no Centro Cultural (antiga lota), com a performance: "Há mar e mar, há ir e voltar", por Raquel Pais da Silva e Diana Leonardo. A...

feira