Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Livro comemorativo dos 500 anos dos forais de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançada a obra “500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I”, um trabalho de referência sobre um período seminal da História quer da região quer do país.

Editado pela Câmara Municipal de Alcobaça, com a coordenação científica do Professor Saul Gomes, foi lançado a 24 de setembro, no Mosteiro de Coz. O livro retrata um processo complexo e longo, feito de sucessivos avanços e recuos que se traduziram em conflitos de interesses entre a Abadia de Alcobaça e a tendência municipalista centrada nos direitos das populações locais dos antigos coutos de Alcobaça.

Com um levantamento de todos os forais concedidos pelo Rei D. Manuel I no território do atual concelho de Alcobaça, entre 1514 e 1515, recorrendo aos originais e a reproduções de época que sobreviveram até aos dias de hoje, o livro refere que, no concelho de Alcobaça, existem três documentos originais, nomeadamente, os de Cela, Turquel e Alpedriz. Este último foi recentemente adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça.

“Os forais simbolizam uma certa emancipação municipalista perante o domínio da Igreja e representam o início de um processo de laicização do estado português que é naturalmente herdeiro de uma matriz cultural judaico-cristã.

Constituem documentos fulcrais na nossa história pois ajudaram a moldar a nossa realidade atual. Com esta obra, a Câmara Municipal de Alcobaça cumpre o seu desígnio de contribuir para tornar perene um período essencial da História de Portugal, pois só compreendendo a nossa História poderemos evoluir como povo e como Nação”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

A vereadora da Cultura, Inês Silva, recordou “o importante envolvimento das Juntas de Freguesia e das populações locais nas comemorações dos 500 anos dos Forais. Destaca-se ainda ao contributo da comunidade educativa, que ao longo das comemorações organizaram diversas peças de teatro alusivas a este período”.

“Este foi o processo mais complexo de atribuição de forais no contexto nacional. A Abadia de Alcobaça foi, neste período, o maior senhor feudal de Portugal. Nos terrenos vizinhos dos coutos de Alcobaça pagava-se um 1/8 de imposto. A Abadia cobrava 1/4 e, no entanto, devido às propriedades dos solos desta região, as pessoas preferiam mudar-se para esta região. Alcobaça é, de facto, uma terra privilegiada a vários níveis o que, em grande medida, esclarece a resistência do Abade em acatar as importantes mudanças instituídas nestes documentos. Queria ainda destacar o apoio inestimável dos técnicos da Câmara Municipal de Alcobaça. Esta obra serve de exemplo para ilustrar os proveitos que se podem retirar quando as autarquias investem em quadros qualificados e com talento”, sublinhou o professor Saul Gomes.

O lançamento do livro “500 Anos da Outorga dos Forais do Concelho de Alcobaça por D. Manuel I” enquadrou-se nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2016.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1