Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C

Caminho Poente do peregrino liga Nazaré a Fátima em 53 km fora de estrada

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima anunciou a conclusão da marcação e a abertura de um novo percurso para peregrinos de ligação à Nazaré, intitulado Caminho Poente, por rumar a oeste, onde o sol se põe.

O novo caminho tem 53,2 km e é considerado “o mais bonito e o mais duro” de todos os caminhos peregrinos assinalados pela associação. Possui marcação nos dois sentidos – setas azuis simples em direção a Fátima e setas com inscrição “Nazaré” no sentido contrário – e aproveita parte de um percurso elaborado anteriormente pelo Centro Nacional de Cultura, disse Rodrigo Cerqueira.

“Não é um caminho turístico que se faça num fim de semana, em família. Passa por zonas de montanha e obriga a uma boa preparação física prévia, roupas e calçado adequado. Mas quem o faz acaba por se sentir recompensado pela beleza da paisagem, que não deixa ninguém indiferente”, afirmou o responsável associativo.

De acordo com Rodrigo Cerqueira, o caminho foi integralmente cumprido pela primeira vez por uma peregrina holandesa (que fez o percurso a pé entre o Porto e Fátima, rumando depois à Nazaré) e lhe assinalou apenas um defeito: “Disse que era muito pequeno, só durava dois dias”.

O Caminho Poente “acaba no mar” e faz lembrar o Caminho de Finisterra, percurso peregrino de cerca de 100 km que liga Santiago de Compostela ao Cabo Finisterra, na Galiza, Espanha.

Rodrigo Cerqueira, Pedro Monteiro e João António, outros dois sócios da Associação dos Amigos dos Caminhos de Fátima, marcaram o Caminho Poente ao longo de 15 dias, cumprindo de bicicleta mais de 400 km, e gastaram 10 litros de tinta branca e 14 latas de tinta em ‘spray’.

A associação, que pugna pela utilização de caminhos predominantemente fora de estrada, através de campos, serras e paisagens rurais, disponibiliza na sua página internet (www.caminho.com.pt/maps.html) mapas dos percursos a utilizar pelos peregrinos e também dados para orientação por GPS.

Os percursos para os peregrinos, ilustrou Rodrigo Cerqueira, desenrolam-se na forma “de um crucifixo” com Fátima no centro: a juntar ao Caminho Poente (que tem a Nazaré numa das extremidades) existe ainda o Caminho Este (em direção a Tomar), a ligação de 141 km para sul, até Lisboa – originalmente criada em 1998 pelo Centro Nacional de Cultura e que foi revisto e melhorado pela associação, nomeadamente um percurso de 8 km na zona da Azambuja, alternativo ao trajeto anterior, que passava por um parque logístico ali existente – e o percurso 465 km para Santiago de Compostela, a norte.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

CDU preocupada com possível aumento da dívida do executivo nazareno

A CDU da Nazaré considera que os conflitos de justiça em que antigo presidente da câmara, Walter Chicharro, conjuntamente com o seu braço direito e assessor jurídico, estiveram envolvidos, vão trazer inúmeros prejuízos à autarquia. A baixo, segue o comunicado,...

cmn