Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

1º edição do “Rallye da Cela” atraiu centenas de amantes do desporto automóvel

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com 24 quilómetros totais de prova, entre curvas e contracurvas, a estrada que liga Cela Velha à Cela Nova, tornou-se o local ideal para a realização da 1º edição do “Rallye da Cela, Regularidade Sport”, que conta com “Know how” do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.

Esta competição que promete colocar o concelho de Alcobaça nos próximos anos no mapa dos desportos motorizados e quem sabe, numa das provas dos campeonatos nacionais, foi considerada “um sucesso em termos de afluência e de competição” para os alcobacenses Nuno Mendinhas e Henrique Comprido, atraindo centenas de pessoas à localidade para ver os carros antigos, desportivos e protótipos a acelerar a fundo nas curvas apertadas da rampa. Rui Rito venceu a conduzir um Toyota Starlet a categoria dos clássicos, Luís Jardim ao volante de um Porsche 996 Carrera 4 ficou em primeiro lugar nos desportivos e Samuel Vina nos protótipos.

Apelidada de “Rallye da Cela, Regularidade Sport” torna-se mais uma das provas organizadas pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, tendo proporcionado aos expetadores momentos de espetáculo, com muitas acelerações, travagens, manobras e mestria ao volante.

A primeira edição contou com uma subida de reconhecimento logo às 09h00, seguida de mais três a contar para a classificação às 11h00, 14h00 e 16h00. Assim esta prova de regularidade foi vencida pelo piloto que conseguiu completar as três passagens do percurso com a menor diferença de tempo entre cada uma das voltas.

Na Rampa da Cela participaram 44 carros, incluindo os clássicos Datsun 1200, Toyota Corolla GT, Porsche 911 Turbo, Mini Ima e Peugeot 205 GTI, os desportivos Porsches, BMW, 306 CTI, Mini Cooper S, Mercedes 4Matic e, até, os protótipos.

Após a realização das três subidas, o JORNAL DAS CALDAS falou com dois pilotos que venceram os primeiros lugares das respetivas categorias.

Ao volante de um Alfa Romeo 33, o piloto da equipa Vale D’Azenha, Sérgio Oliveira sublinhou que “o circuito é bastante rápido, em termos de velocidade e com alguns obstáculos, o que permite aos pilotos mostrarem a mestria ao volante e muitas acelerações”. Já Nuno Confraria, ao volante de um Peugeot 306 mostrou-se bastante satisfeito com o novo trajeto rápido, pois “as curvas permitem brincar e mostrar algumas manobras nos carros”.

Ao final da tarde foram entregues os troféus aos pilotos vencedores das diversas categorias e ainda foi entregue um voucher ao primeiro classificado geral do “Rallye da Cela”, com direito a usufruir de um fim-de-semana na unidade hoteleira “Vale D’Azenha Hotel & Residences”.

De acordo com Jorge Lorvão, sponsor da equipa Vale D’Azenha e adepto do desporto automóvel, “ é com grande orgulho que vejo a realização da primeira edição deste rallye, numa estrada que sempre achei que tinha muito potencial para este desporto”. Ainda mostrou-se satisfeito com o resultado da prova, considerando que “ a rampa foi um enorme sucesso, quer em termos de visitantes como participações”.

Considerados amantes do desporto motorizado, Nuno Mendinhas e Henrique Comprido, responsáveis pela organização decidiram investir nesta iniciativa por acharem que “esta estrada que liga Cela Velha à Nova tem todas as condições únicas para a prática de desportos”. Assim procuraram, o apoio da Junta da Cela e do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, que montaram toda a estrutura necessária para a realização da “rampa da Cela” e “deram de imediato todo o apoio”.

Nesse sentido, os responsáveis pela prova consideram ter tido “um número considerável de carros que proporcionaram um dia cheio de adrenalina e muita velocidade”, com grande afluência de expetadores. Ainda explicou que apostaram na “colocação de gincanas para diminuir a velocidade nas zonas rápidas e tornar o trajeto mais competitivo e interessante”.

Satisfeitos com o resultado da primeira edição, ambos admitem “que a ideia é repetir o Rallye”.

“Este grupo de amigos de Alcobaça lançou este desafio à Junta de Freguesia, de organizarmos esta primeira edição da Rampa da Cela, que logo aceitamos apoiar”, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Cela, Paulo Mateus, adiantando que “esta é uma experiencia a repetir, pois permite dar visibilidade e trazer pessoas à localidade”. Já Herminio Rodrigues, vice presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que também participou na prova como copiloto, caracterizou a “rampa com um troço bastante agradável, cheio de curvas e entre curvas, ideal para os amantes dos deportos motorizados”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Turistas passaram menos tempo nos alojamentos da Nazaré

O alojamento local fala num abrandamento dos negócios durante os meses de verão de 2023, mas o movimento de carros em direção à praia e os turistas nas ruas continuaram a ser uma referência de grande procura deste destino para sol e praia. A nível nacional, de...

praia

Dez dias de Festas no Sítio chegaram ao fim no passado domingo

As Festas do Sítio, que decorreram durante 10 dias, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, apresentaram-se com gastronomia das coletividades do concelho, espaço de diversões, petiscos típicos destas festividades, e os concertos, que se subirão ao palco principal...

festas do sitio