“Fica resolvido um grave problema nos cuidados primários de saúde do concelho. Acredito que a disponibilização de alojamento, assumido pela Câmara da Nazaré, tenha sido um fator de motivação para que este profissional de saúde vir para o concelho da Nazaré”, declarou Walter Chicharro.
Segundo o autarca, a solução encontrada “foi um esforço conjunto da Câmara Municipal da Nazaré, do ACES Oeste Norte, e também da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, entidades que contribuíram para que os habitantes/munícipes de Valado Dos Frades tenham a garantia de cuidados de saúde de primeira linha”.
A saúde é, para o autarca, de importância primordial para a afirmação de um território. “Relembro a luta que venho desenvolvendo pelo novo Centro de Saúde da Nazaré, cuja obra poderá arrancar ainda este ano, se tudo correr como o previsto”.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P solicitou à Câmara Municipal a assunção das despesas com projeto de arquitetura e de especialidades, e a autarquia manifestou o seu interesse em ver o processo avançar.
“Foram reunidos os elementos para que o para que o projeto das novas instalações possa ser candidatado aos apoios dos fundos comunitários, até finais de outubro, e o lançamento a concurso público aconteça ainda em 2016”.
Um despacho conjunto do Secretário de Estado das Autarquias Locais; Secretário de Estado do Orçamento e Secretário Adjunto e da Saúde, que autoriza a celebração do contrato-programa entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. e o Município da Nazaré, para a instalação do novo Centro de Saúde da Nazaré, foi assinado; e a Portaria conjunta do Secretário de Estado do Orçamento e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que autoriza o financiamento da obra, foi enviada, recentemente, para publicação em Diário da República.
“Nunca um governo tomou este ato administrativo, que tem em vista o arranque definitivo do processo que irá levar à construção do novo Centro de Saúde”, afirmou Walter Chicharro, declarando a sua “grande satisfação por mais um passo que conduz à concretização de novas infraestruturas de cuidados de saúde primários, o que deixa a atual gestão camarária bastante satisfeita pelo desfecho do processo, que demorou mais de 3 décadas a resolver”.
O novo edifício representa um investimento de 1.235.849,06 (um milhão, duzentos e trinta e cinco mil, oitocentos e quarenta e nove euros e seis cêntimos/+ IVA), pagos pela ARSLVT, em dois anos. Em 2016, serão disponibilizados 617.924,53 EUR; e em 2017 cerca de 617.924,53 EUR.
Garantir à população o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades crescentes das populações, é a finalidade de uma obra que irá substituir um edifício pré-fabricado, que data da década de 80.
Com um investimento total de 1.310.000,00 (IVA incluído), suportados pela ARSLVT, a empreitada será lançada pela Câmara Municipal, entidade a quem caberá, ainda, a demolição do edifício atual, a execução dos arruamentos, estacionamento e das infraestruturas (águas, esgoto, eletricidade, comunicações), bem como os arranjos exteriores ao edifício.
O edifício onde ficará instalada o novo Centro de Saúde da Nazaré será cedido à ARSLVT por um período de 40 anos.
Até à conclusão das novas instalações, os cuidados primários de saúde serão prestados num edifício municipal, provisoriamente.
0 Comentários